O prefeito David Almeida (Avante), que se manteve indiferente às críticas que gravitam em torno da polêmica viagem à ilha caribenha de Saint Barthélemy, declarou, nesta quinta-feira, 13, que viajou com seus próprios recursos.

Segundo o prefeito que, por conta do passeio, é investigado pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), que a sua viagem a Saint Barthélemy era de caráter pessoal, estava agendada, e foi custeada de forma particular.

David Almeida declarou, também, que o seu afastamento das atividades institucionais seguiu o rito legal e oficial por meio do ofício no 279/2025 encaminhado à Câmara Municipal de Manaus no dia 27 de fevereiro.

Conforme ressaltou o chefe do executivo municipal, durante a sua viagem as funções administrativas da prefeitura ficaram sob a responsabilidade do prefeito em exercício, vereador Jander Lobato, entre o dia 28 de fevereiro e 2 de março, e que desde o dia 3, o vice-prefeito Renato Junior permaneceu no cargo até o dia 7 deste mês.

“Não cometi qualquer ilegalidade”, declarou David Almeida.

Para entender

O prefeito David Almeida foi denunciado ao MPEAM pelo do presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Coronel Rosses (PL), por suposto uso de dinheiro público em uma viagem pessoal à ilha de St. Maarten, no Caribe. A denúncia foi protocolada no início desta semana.

De acordo com a representação, o parlamentar pede esclarecimentos sobre os gastos da viagem, incluindo detalhes sobre passagens, hospedagens e outros custos, enfatizando a necessidade de responsabilidade no uso de recursos públicos, especialmente em um momento de desafios econômicos para a cidade.

As investigações conduzidas pelo MPAM buscam esclarecer se as despesas com a viagem do prefeito foram custeadas por fornecedores que mantêm contratos vigentes com a prefeitura. Desde que confirmadas, as condutas, segundo o órgão investigador, poderão se configurar como crimes de corrupção passiva, peculato, improbidade administrativa e lavagem de dinheiro, entre outros.

Artigo anteriorCarlinhos Maia é condenado por danos morais após expor conversa privada
Próximo artigoUefa e Fifa vão discutir sobre regra que anulou pênalti de Julián Alvarez