Foto: Cleuton Silva/Dicom-CMM

Quarenta acadêmicos de Direito do Centro Universitário UniNorte trocaram, nesta quarta-feira (21), a sala de aula pelo plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), em uma experiência prática de vivência legislativa.

A atividade faz parte do projeto promovido pela Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, que busca aproximar os estudantes da prática legislativa e promover a integração entre teoria e realidade institucional.

Durante a visita, os alunos acompanharam a sessão da Tribuna Popular, no plenário Adriano Jorge, receberam explicações sobre a tramitação dos Projetos de Lei e puderam dialogar com vereadores da Casa. A experiência proporcionou aos participantes uma nova perspectiva sobre o papel do poder público e o funcionamento da democracia.

“Essa vivência é muito importante porque nos permite relacionar a teoria estudada na faculdade com a prática legislativa, que muitas vezes não temos acesso. Foi enriquecedor observar a transparência do processo, o compromisso com a sociedade e o papel das Comissões na análise e aprovação das leis, sempre dentro da legalidade e do respeito à Constituição”, destacou Amanda Sarkis, acadêmica de Direito.

Além do plenário, símbolo das decisões políticas da capital, os estudantes também conheceram setores estratégicos da CMM, como a Diretoria de Comunicação. A diretora Roberta Bindá apresentou a estrutura da comunicação institucional e explicou como são produzidos os conteúdos voltados à população.

“Mostramos o trabalho das equipes responsáveis por TV, rádio, site, redes sociais e atendimento à imprensa. Os alunos visitaram os estúdios, a redação e também conheceram a atuação dos intérpretes de Libras, que garantem a acessibilidade dos conteúdos produzidos”, explicou a diretora.

A programação incluiu ainda uma palestra com o vereador Gilmar Nascimento (Avante), que também é advogado, e contou com o acompanhamento de professores da instituição. Para o docente Allan Magalhães, a iniciativa é fundamental para aproximar os estudantes da realidade política e institucional.

“Rompemos os muros da universidade e viemos à Casa do Povo. Acompanhar de perto o trabalho do Poder Legislativo é essencial para compreender como as leis são feitas. Essa experiência enriquece não apenas a formação acadêmica, mas também nossa cidadania”, enfatizou o professor.

A coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Cristiane Monteiro, também destacou o valor da ação. “Esse projeto complementa o conteúdo aprendido em sala com vivências práticas. Aqui, os alunos conhecem de perto o funcionamento do Poder Legislativo, entendem o papel dos vereadores e como uma lei é elaborada e tramitada até sua aprovação no Parlamento”, afirmou.

As visitas institucionais à Câmara acontecem semanalmente e estão abertas a instituições de ensino superior interessadas. Até o mês de maio, cerca de 80 estudantes já participaram da iniciativa. Para agendar visitas, as instituições devem acessar o site oficial da Casa: www.cmm.am.gov.br

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