Fotos: Victor Levy/SSP-AM

Na manhã desta terça-feira (07/04) o Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), vinculado a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), fez o resgate aeromédico de uma idosa, de 79 anos, com estado de insuficiência respiratória grave. O procedimento foi registrado, na comunidade do Tabocal, zona rural distante a 45 quilômetros de Manaus.

Por volta das 10h, a equipe do Departamento Aéreo foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a realização do resgate.

O coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, explicou que o percurso que por via fluvial ou terrestre levaria cerca de três horas foi realizado em apenas 12 minutos. “A senhora já estava, inclusive, com um pouco de perda de consciência. A equipe do Samu estabilizou essa senhora, conseguiu que ela ficasse consciente novamente e, após isso, trouxemos ela aqui na aeronave. É uma distância grande e a gente volta a destacar a importância dessa ferramenta, do helicóptero”, disse Montenegro.

A médica intervencionista do Samu, Larissa Câmara, explicou que a paciente resgatada apresentava quadro de pneumonia e quais foram os primeiros procedimentos. “A paciente vinha tratando um quadro de pneumonia e vinha apresentando piora do quadro de falta de ar. Foi administrado oxigênio na paciente, melhorou a sua condição. A comunidade era bem distante, então o deslocamento aéreo foi a melhor opção para ela mesmo, porque foi um resgate mais rápido”, afirmou a médica.

Após chegar à sede do Dioa, a idosa apresentava estado estável e foi encaminhada pela equipe do Samu ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, localizado na zona Centro-Sul da capital.

Artigo anteriorApós 134 anos de atuação, Jucea dá passo decisivo para construção de sede própria
Próximo artigoCorpo de Bombeiros envia 210 militares para reforçar atuação nos municípios do interior e capital do estado