
Gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da zona rural terrestre de Manaus participaram, nesta sexta-feira (29), da última pré-conferência distrital que antecede a 10ª Conferência Municipal de Saúde (Comus), prevista para ocorrer entre os dias 9 e 12 de junho de 2026.
O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e realizado na Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada no quilômetro 23 da BR-174, rodovia que liga Manaus a Boa Vista.
A pré-conferência contou com 41 participantes, distribuídos entre representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores e gestores do SUS. Durante o evento, os participantes debateram propostas e diretrizes voltadas ao fortalecimento da saúde pública municipal.
Segundo o presidente do CMS/Manaus, Hellyngton Moura, as pré-conferências são espaços democráticos fundamentais para garantir a participação popular na construção de políticas públicas de saúde.
“Essas etapas preparatórias permitem que a população apresente suas demandas e contribua diretamente com propostas que serão debatidas na Conferência Municipal de Saúde e, posteriormente, nas etapas estadual e nacional”, destacou.
A programação incluiu palestra magna e discussões em grupos de trabalho organizados em quatro eixos temáticos: democracia e direito à saúde; financiamento do SUS; emergências climáticas e justiça socioambiental; e modelo de atenção e gestão dos serviços de saúde.
Para a indígena Apurinã Elizabeth Brasil, moradora do ramal ZF-1, na AM-010, a participação representa uma oportunidade de defender melhorias para as comunidades rurais.
“É importante acompanhar as decisões que impactam a saúde da população da cidade e da zona rural. Além disso, poderei compartilhar esse aprendizado com minha família e comunidade”, afirmou.
O diretor do Distrito de Saúde Rural (Disa Rural), Rubens dos Santos de Souza, ressaltou que a realização de duas pré-conferências na zona rural ampliou a participação de moradores das comunidades ribeirinhas e das áreas localizadas ao longo das rodovias BR-174 e AM-010.
“Esse espaço democrático fortalece o SUS e contribui para a construção de políticas públicas que melhoram os serviços oferecidos à população”, destacou.


Etapa municipal
Ao longo do mês de maio, foram realizadas seis pré-conferências distritais nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, Rural Fluvial e Rural Terrestre. Em cada uma delas, os participantes elaboraram propostas e elegeram delegados que representarão seus segmentos na 10ª Conferência Municipal de Saúde.
As propostas aprovadas serão debatidas durante a Comus e poderão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde e demais instrumentos de planejamento da rede pública.
A 10ª Conferência Municipal de Saúde terá 456 delegados eleitos, obedecendo ao critério de paridade previsto pelo SUS, com 50% de representantes dos usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores. O evento contará ainda com a participação de membros da organização e convidados.







