A candidata a deputada federal pelo MDB do Amazonas Vanda Witoto reagiu duramente a declarações do senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) sobre os povos indígenas e afirmou que é “um absurdo” que eles sejam retratados como “animais de zoológico”. Para ela, a fala revela uma visão colonial que ignora as verdadeiras reivindicações dos povos originários.

“É um absurdo a gente continuar assistindo um sujeito nos considerar animais de zoológico. É um absurdo ver alguém que quer ser presidente desse país considerar os povos originários, os povos indígenas, gente que tá atrás de Wi-Fi”, declarou Vanda ao comentar um vídeo com a fala do candidato.

A reação ocorreu após Flávio Bolsonaro relatar uma conversa sobre demandas de indígenas e mencionar o acesso à internet. No trecho comentado por Vanda, o candidato afirmou que o indígena quer “se conectar” e “fazer parte da sociedade”, acrescentando que “não quer mais ser um animal de zoológico que o turista paga para ver”.

“Nossa luta é pela dignidade”

Ao rebater a declaração, Vanda afirmou que reduzir as demandas indígenas à busca por conexão com a internet distorce as reivindicações das comunidades.

“Nós não estamos atrás de Wi-Fi. A nossa luta é pela manutenção da dignidade de nossas vidas”, disse.

A candidata citou como prioridades a defesa dos territórios, educação e acesso à água. Ela também contestou especificamente a referência a São Gabriel da Cachoeira, município amazonense com forte presença indígena e diversidade de povos.

“Eu tenho certeza que o povo de São Gabriel da Cachoeira não lhe pediu Wi-Fi. Porque a luta do nosso povo não é por Wi-Fi”, afirmou.

Vanda critica “visão colonial”

Outro ponto central da manifestação foi a crítica à forma como os povos indígenas são retratados. Vanda classificou como “atrasada” a visão que, segundo ela, continua tratando territórios e populações indígenas a partir de uma perspectiva colonial.

“O que me impressiona na fala de pessoas que não conhecem a realidade das populações indígenas é vir trazer uma ideia tão atrasada dessa visão colonial”, declarou.

Para Vanda, os povos originários não podem ser apresentados como símbolo de atraso. Ela afirmou que as populações indígenas possuem conhecimentos, tecnologias, línguas e diferentes formas de compreender e se relacionar com o território.

“Nós somos potência, nós temos cosmologias de mundo, nós temos nossas tecnologias através de nossas línguas que sustentam o nosso território”, disse.

A candidata fez ainda uma distinção ao tratar da relação dos povos indígenas com a natureza. “Nós até nos consideramos gente animais porque é dignidade se sentir pertencente à natureza. Eu sou gente formiga. Mas nós não somos esse animal de zoológico como tá se falando aí não”, afirmou.

Exploração de territórios também entrou na crítica

Vanda ampliou a reação para abordar a exploração econômica de terras indígenas. Ela acusou grupos políticos, sem apresentar provas no vídeo, de pressionar lideranças e territórios e citou especificamente o interesse em terras raras.

“Vocês querem abrir nossos territórios pra exploração de terras raras, mas nós seremos resistência”, declarou.

Segundo a candidata, modelos de exploração econômica implantados em territórios indígenas historicamente deixaram consequências como doenças, violência e mortes. A fala representa a avaliação política de Vanda Witoto sobre o tema.

Ao final do pronunciamento, ela dirigiu um recado diretamente ao candidato do PL.

“Portanto, seu Flávio Bolsonaro, respeite os povos indígenas. Antes da sua visão retroada de retrocesso sobre nós, você aprenda a respeitar quem estava aqui primeiro”, concluiu.

As declarações reproduzidas na matéria representam as manifestações de Vanda Witoto e de Flávio Bolsonaro nos trechos fornecidos. O espaço permanece aberto para eventuais esclarecimentos e manifestações dos citados.

Artigo anteriorDatafolha mostra Lula quatro pontos à frente de Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno presidencial