
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, afirmou nesta quinta-feira (5) que apresentará sua defesa no processo de impeachment aberto contra ele no Congresso do país. A declaração foi divulgada nas redes sociais após a Câmara dos Deputados aprovar a continuidade do procedimento. Agora, a decisão depende da análise do Senado, que tem sessão prevista ainda para esta quinta-feira.
Em publicação na rede social X, Peña afirmou que exercerá seu direito à defesa e apresentará argumentos e provas para contestar o processo.
“Diante da continuidade do processo de impeachment, apresentarei-me e exercerei meu direito à defesa. Farei isso com argumentos e provas, com respeito à Constituição e às instituições da República”, escreveu.
A crise política ocorre após o fechamento do Ueno Bank, instituição da qual Peña foi acionista até o ano passado. O banco encerrou as atividades na terça-feira (3), depois que o Banco Central do Paraguai iniciou um processo de liquidação.
A instituição tinha aproximadamente 3 milhões de clientes e administrava cerca de US$ 850 milhões em depósitos públicos, valor equivalente a aproximadamente R$ 4,6 bilhões. Entre os recursos estavam valores do Instituto de Previdência Social.
Presidente promete colaborar com investigações
Na manifestação, Peña também declarou que pretende colaborar com as instituições responsáveis pela apuração da crise financeira e prometeu fornecer as informações solicitadas pelas autoridades.
“Farei o que me for solicitado. A cidadania merece conhecer a verdade, sem encobrimentos e sem que ninguém esteja acima da lei”, destacou.
O presidente também afirmou que a situação dos clientes afetados pelo fechamento do banco precisa ser tratada independentemente do resultado do processo de impeachment.
Segundo Peña, as discussões sobre seu futuro político não devem impedir a busca por soluções para a crise e o atendimento às famílias prejudicadas.
“Meu destino pessoal não está acima do Paraguai. Seja qual for o resultado deste processo, atuarei com responsabilidade e respeito à Constituição. Meu compromisso é com a verdade, com as instituições e, acima de tudo, com as famílias paraguaias”, declarou.
Senado decide sobre continuidade do processo
Após a aprovação na Câmara dos Deputados, o processo depende da análise dos senadores. A sessão prevista para esta quinta-feira deverá definir os próximos passos do impeachment.
Enquanto isso, o governo paraguaio enfrenta pressão política e questionamentos relacionados à liquidação do Ueno Bank e aos recursos públicos mantidos na instituição.







