Foto: Júlia Lobão/UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realizou, nesta quinta-feira (25/04), a abertura oficial da Semana Abril Verde, no mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho. O evento aconteceu em um dos canteiros de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na Comunidade Manaus 2000, zona sul.

A programação de abertura foi voltada para os trabalhadores da Construtora Progresso, responsável pela obra, e incluiu palestras, demonstrações de primeiros socorros, instruções sobre o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e dinâmicas interativas. De acordo com a programação, as atividades seguem nesta sexta-feira (26/04) no canteiro da empresa Gtec, na segunda (29) na Etam, encerrando na terça (30) na MCA e na sede da UGPE.

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, destaca que a segurança e saúde são temas importantes que precisam estar na rotina do trabalhador. O tema, conforme explica, vem sendo trabalhado desde o início do mês de abril, com programações nos canteiros de obras da UGPE na capital e no interior, a exemplo da obra do Hospital de Manacapuru, onde foi realizada palestra na última quarta-feira (24/04).

“A segurança no ambiente de trabalho requer mais do que apenas equipamentos. Inclui normas rigorosas e um ambiente adequado para que os trabalhadores possam realizar suas atividades com tranquilidade, retornando em segurança para suas famílias, diariamente”, explicou.

Durante o evento de abertura da Semana, dez operários foram certificados como brigadistas. “É um momento importante para nossos colaboradores, no qual abordamos, de forma clara e objetiva, a importância da segurança no trabalho. Destacamos temas como prevenção de acidentes e aspectos comportamentais no canteiro de obras, além de treinamento para nossa brigada de incêndio”, afirmou o técnico de Segurança da Construtora Progresso, José Renato.

O operário Roberto Costa, um dos certificados no evento, destacou a importância de saber agir em situações de emergência. “Agradeço pelos ensinamentos recebidos aqui. Tudo isso é extremamente válido para nossa experiência no ambiente de trabalho, principalmente os conhecimentos em primeiros socorros. Já tive a oportunidade de socorrer um colega engasgado, o que ressalta a importância de estarmos preparados para agir em casos semelhantes”, relatou.

Dia Mundial

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/2005, que em seu Artigo 1º estabelece o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a ser celebrado no dia 28 de abril de cada ano.

Artigo anteriorFeiras da ADS em Manaus recebe ação itinerante para interessados em adquirir crédito disponível pela Afeam
Próximo artigoMudança nas regras do Festival Parintins não agrada Amo do Boi Garantido; regulamentação proíbe ofensas entre Amos do Boi