A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) realizou, neste sábado, 17, uma ação de conscientização para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. A programação marcou o Dia Rosa, data de maior apelo às ações de sensibilização.

Representantes de movimentos sociais, servidoras e beneficiárias de programas sociais participaram da mobilização que alertou sobre as formas de prevenção e como as mulheres podem encontrar auxílio para detectar a doença.

Desde o começo do mês, a secretaria tem feito a sensibilização das famílias nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com a entrega de folder de orientação, no Centro POP, palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e atendimento nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que estão na sede da Semmasdh, no Centro e em outros pontos da cidade.

“Nossa intenção foi de conversar um pouquinho, interagir com as mulheres e mostrar que precisamos declarar o nosso amor a nós mesmas. Foi um momento especial na Semmasdh, com muita alegria e muita informação. É importante alertar que o câncer tem cura desde que detectado precocemente. Por isso a importância do autoexame”, afirmou a secretária da Semmasdh, Goreth Garcia Ribeiro.

Além de café da manhã, as participantes tiveram o momento de beleza com o apoio de alunas do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a distribuição de laços cor de rosa, símbolo da campanha, e aulas de zumba.

No Amazonas, o câncer do colo de útero é o de maior incidência, seguido dos outros dois principais tipos que atingem as mulheres: câncer de mama e de estômago. O câncer de mama, se detectado precocemente, apresenta elevadas taxas de cura. A diretora do Cras do bairro Santa Etelvina, na zona Norte, Socorro Belém, há dois anos, detectou a doença após fazer exames em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher, na Semmasdh. Após fazer cirurgia para a retirada do nódulo e realizar todo o tratamento, comemora a cura.

“Eu fui fazer o exame e o resultado deu positivo. Alguns meses depois eu fiz a cirurgia para retirada do nódulo e comecei o tratamento. Tive apoio da minha família, de amigos, do pessoal do trabalho e em nenhum momento eu me deixei abalar. Hoje, estou completamente curada e feliz”, declarou.

As ações do Outubro Rosa continuarão acontecendo até o final do mês, com orientação às mulheres também nas unidades de saúde e nos eventos realizados pela Prefeitura de Manaus em comemoração ao aniversário da cidade.

Artigo anteriorCrianças autistas do CEL Eldorado recebem brinquedos
Próximo artigoAgricultura pode ajudar Brasil a erradicar pobreza, diz representante da FAO