O presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), disse na quarta-feira (7), em entrevista à imprensa do Estado do Paraná, que defende uma reforma política imediata para o País. O parlamentar está em Foz do Iguaçu desde o início da semana onde cumpre agenda como presidente da Unale, entidade que está promovendo a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). Na noite de terça-feira (6), aconteceu a abertura oficial do evento, que reuniu 1.800 pessoas no Rafain Palace Hotel & Convention.

“Teremos uma grande conferência, com a presença dos deputados, além do corpo funcional dos poderes. O tema escolhido não foi por acaso, o Brasil precisa dessas reformas e nós temos a obrigação de discuti-las. Não precisamos de remendos, e sim de reformas verdadeiras, reforma eleitoral, que considero mãe de todas as reformas. O que está acontecendo é que nas vésperas do pleito fazem um remendo e todo mundo aceita. A partir da reforma eleitoral é que podemos discutir outras reformas necessárias para o país”, disse o presidente Adjuto Afonso.

Solenidade de abertura

Em pronunciamento na solenidade de abertura do evento, o parlamentar reforçou que o Brasil não tem um sistema eleitoral devidamente confiável e declarou sua preocupação com a lentidão no processo de votação das matérias. “A Unale está dando a sua contribuição. Quando terminarmos a Conferência, teremos um documento com as nossas sugestões. Temos a preocupação para que essas matérias sejam discutidas rapidamente, aceleradas. Não podemos ficar um, dois anos discutindo essas reformas que é uma matéria importante para definir o rumo e desenvolvimento do país”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB-PR), anfitrião do encontro, destacou que o Paraná tem muito a oferecer e serve de referência para a gestão do Legislativo ou do Executivo. “A importância vai muito além desse momento, porque nós estamos oportunizando ao Brasil conhecer as experiências do Paraná. Tanto da própria Assembleia quanto do Governo do Estado. Portanto é a oportunidade para que todos os legisladores venham buscar aqui um aprendizado para implementar em seus estados. No Brasil não há mais espaço para covardia, precisamos ser corretos e rápido nas decisões porque a população exige isso”.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), falou da importância do estado receber um evento desta magnitude, que vai receber autoridades dos quatro cantos do país. “Grandes personalidades da política nacional, deputados de várias regiões do país na busca pelo fortalecimento dos legislativos estaduais”, relatou. “O tema central não poderia ser outro: a situação que o Brasil enfrenta hoje. Crise econômica, crise política, crise institucional e o debate que teremos sobre da situação do país, a crise e a perspectiva de melhora para a retomada do desenvolvimento, a retomada da geração de emprego e renda aos brasileiros e sobretudo o que se discute no momento, a situação das reformas”, finalizou.

A cerimônia contou com a presença de autoridades de todo o país, entre governadores, deputados estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores e comitivas de países vizinhos, como Argentina. Com o tema “O Brasil e suas reformas” a CNLE debaterá, até o próximo dia 9, os impactos em relação às reformas política, da previdência e trabalhista.

Comitiva do Amazonas

Parlamentares do Amazonas participam da conferência, considerada a maior do país de legislativos. Presentes os deputados Francisco Souza (PTN), Dr.Gomes (PSD), Carlos Alberto (PRB), Sinésio Campos (PT) e Wanderley Dallas (PMDB), que acompanham os debates desde a última terça-feira (6), quando aconteceram os eventos simultâneos.

“É um debate necessário para o corpo do legislativo estadual, pela importância da renovação de ideias. A conferência tem uma temática de discussão muito pertinente ao momento que vivemos, um quadro de palestrantes qualificados, discussão importante, debates com governadores de estados, que estão em situação administrativa bem situada pelas reformas fiscais, aparentemente estáveis. Traz uma reflexão forte porque provam a necessidade de reformas profundas e reais pela qualidade dos debates, que servem, ainda, para adquirirmos conhecimento que podem ser aplicados na prática”, disse o deputado Francisco Souza.

Artigo anteriorPrefeitura lança Campanha Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil
Próximo artigoProjeto de senador beneficia mais de 500 mil, destaca Alessandra Campêlo