Alunos do 4º ano do ensino fundamental e professores do turno vespertino da Escola Municipal Elinea Folhadela, no bairro Alvorada 1, zona Centro-Oeste, participaram, ontem (9), da Oficina de Formação em Serviço (OFS). O projeto visa discutir, de forma democrática, com a comunidade escolar, ações voltadas para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

A formação aconteceu em dois momentos. No primeiro, os alunos tiveram a oportunidade de expor dúvidas e assuntos de seus interesses. No momento seguinte, foram traçadas com os professores estratégias para a execução do projeto “Redescobrindo a escrita e leitura através do estudo do universo”.

“A formação busca oportunizar aos professores um momento de formação, de estudo e de análise sobre o seu fazer pedagógico. Na verdade, é um grande incentivo para que o professor se torne um pesquisador dentro da escola. O seu principal objetivo é dar suporte para a escola elaborar e desenvolver projetos pedagógicos”, salientou a assessora da OFS na escola e formadora da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Adriana Ferreira.

A oficina começou a ser executada na escola em 2015. De lá para cá, 334 alunos já foram ouvidos e diversas estratégias de aprendizagem foram construídas. De acordo com a gestora da unidade, Alexia de Moura, o trabalho da OFS contribuiu para o alcance da media do Ideb nos anos iniciais deste ano.

“A OFS teve um papel fundamental no sucesso de aprendizagem que obtivemos este ano. Com a ação conseguimos atingir 6 pontos no Ideb, ou seja, até passamos a meta estipulada para anos os inicias que era de 5 pontos”, disse a gestora, que ressaltou ainda que a formação está somando com trabalho e as intervenções pedagógicas que a escola já realiza durante o ano letivo.

Parceria com a UEA

A Oficina de Formação em Serviço é realizada pelos profissionais da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que é responsável pela coordenação pedagógica do projeto.

A parceira possibilita, também, que graduandos do curso de Pedagogia e Letras da UEA possam vivenciar o ambiente de sala de aula, já que enquanto os professores passam pela capacitação, eles os substituem nas atividades docentes.

Artigo anteriorDefesa Civil registra 17 ocorrências ocasionadas pela chuva
Próximo artigoCampanha de Vacinação Antirrábica começa segunda-feira na zona urbana