Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27/5), a Operação Contrabando de Almas para combater um esquema de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos a partir do leste de Minas Gerais.A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27/5), a Operação Contrabando de Almas para combater um esquema de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos a partir do leste de Minas Gerais.

Segundo as investigações, o grupo utilizava rotas clandestinas pela América Central e pelo México para atravessar imigrantes ilegalmente até o território norte-americano.

Ao todo, a Justiça Federal autorizou o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Governador Valadares, Nova Lima e Ibirité, além do bloqueio de até R$ 10 milhões em bens e valores dos investigados.

De acordo com a PF, a organização criminosa teria agenciado pelo menos 130 pessoas e emitido dezenas de passagens aéreas para viabilizar as viagens ilegais. O avanço da investigação ocorreu após a identificação de registros de deportações de brasileiros supostamente ligados ao esquema.

Os investigadores apuram a atuação de uma estrutura organizada voltada ao envio clandestino de migrantes aos Estados Unidos, prática popularmente associada à atuação de “coiotes”, responsáveis por intermediar travessias ilegais.

Os suspeitos poderão responder pelo crime de promoção de migração ilegal, além de outros delitos conexos. As penas podem chegar a cinco anos de prisão, além de multa.

Com informações do Metrópoles.

Artigo anteriorSTJ suspende penduricalhos de ministro afastado após denúncia de assédio sexual
Próximo artigoAzul informa que terá ações negociadas em bolsa de Nova York. Entenda