Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta terça-feira, a versão atualizada da vacina para a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para a variante XBB 1.15, uma das linhagens da Ômicron. O imunizante foi autorizado para todos a partir de 6 meses de idade como uma aplicação única de reforço, seja qual for o estágio de vacinação anterior, no período de ao menos três meses após a última dose.

O órgão também deu o sinal verde para que a nova vacina seja utilizada como início do esquema vacinal por aqueles que ainda não buscaram a proteção. Porém, nesse caso, há uma diferença a depender da faixa etária.

Para as crianças de 6 meses a 5 anos, a vacinação precisa ter início com três doses. As duas primeiras devem ser aplicadas com um intervalo de três semanas entre elas, e a última no período de oito semanas após a segunda dose. Já para aqueles acima de 5 anos, o esquema primário de imunização pode ser feito com uma aplicação única da vacina.

Segundo a autarquia, o aval foi concedido após a Pfizer apresentar “provas e dados complementares demonstrando que a qualidade, a segurança e a eficácia da vacina monovalente atualizada não sofreram impacto no processo de atualização para a variante XBB 1.15”. A Anvisa analisa ainda um segundo pedido para aprovação de um imunizante adaptado para a linhagem, da Moderna.

Com informações de: O Globo 

Artigo anteriorCarrefour admite venda de teste de glicemia com agulha usada em farmácia de Osasco (SP)
Próximo artigoAta do Copom reforça cortes de juros em meio ponto nas próximas reuniões