Após passar 45 dias em hotéis de luxo de Brasília estagiando no governo Jair Bolsonaro, Regina Duarte assume nesta quarta-feira (4) uma secretaria da Cultura agonizante, em meio à tentativa de impor a doutrina de Olavo de Carvalho como norte no País.

Antes de assumir o posto, a atriz demitiu seis olavistas que foram nomeados pelo ex-secretário, Roberto Alvim, em cargos comissionados e permaneceram nos cargos mesmo com demissão do diretor teatral após apologia ao nazismo.

Na mira da ex-global, Sergio Nascimento Camargo, presidente da Fundação Palmares, se reuniu na terça-feira (3) com Bolsonaro e arrancou uma foto no Twitter como garantia de que permanece no posto mesmo a contragosto da chefe.

Também olavista, que nega que haja racismo no Brasil, Nascimento disse ao jornal O Estado de S.Paulo que Regina Duarte pediu sua demissão, que teria sido negada por Bolsonaro e pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio.

Ele afirmou que não vai à posse e já abriu uma linha de combate com a atriz. “Regina quer abrir diálogo com o movimento negro. Digo que é ingenuidade, para ser gentil”, disse.

Demitidos

Ao menos outros 15 olavistas que ocupam cargos comissionados na Secretaria de Cultura, que foram alçados por Alvim, não foram convidados para a posse e foram demitidos.

À Folha de S.Paulo, Camilo Calandreli – que se define como “bolsonarista, olavista e patriota” – , demitido da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, afirmou que não tem nada a dizer, mas que “a carta branca quem deu a ela foi o presidente [Bolsonaro]”.

Os outros demitidos são: Reynaldo Campanatti (secretário da Economia Criativa), Gislaine Targa (chefe de gabinete da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura), Raquel Brugnera (chefe de Gabinete da Secretaria da Economia Criativa), Ednagela Santos (diretora do Departamento de Promoção da Diversidade Cultural) e Ricardo Freire Vasconcellos (diretor do Sistema Nacional de Cultura). (Revista Fórum)

Artigo anteriorInstituições atendidas com termos de fomento recebem visita da prefeitura
Próximo artigoGrande Final do Primeiro Torneio Porônico de The King of Fighters 2002