Nesta sexta-feira (24/5), os estudantes do ensino médio que participam do programa Parlamento Jovem (PPJ) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) tiveram aula prática de Técnica Legislativa com a professora e analista legislativa Amanda Gomes Mota, e participaram ainda de palestra com o delegado da Polícia Federal, Víctor Motta. As apresentações aconteceram na Escola do Legislativo Senador José Lindoso.

A explanação da servidora legislativa foi voltada à apresentação e desenvolvimento de requerimentos, uma das espécies de proposições legislativas, que é o projeto desta 16ª edição do Parlamento Jovem.

“Mostramos a estrutura de um requerimento, para que serve, em que momento pode ser aplicado”, detalhou Amanda Gomes, que é graduada em Direito pelo Centro Universitário Superior do Amazonas (Ciesa) e em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atualmente lotada na Diretoria de Apoio Legislativo, onde atua com as demandas do processo legislativo.

Nesta edição do Parlamento Jovem, o diferencial é a elaboração de requerimentos pelos 24 jovens deputados ao fim da Legislatura, que se encerra na próxima segunda-feira (27).

A coordenadora do PPJ, Cassandra Serejo, afirma que o objetivo é mostrar aos jovens a força da solicitação de um deputado para fazer acontecer e atender as reivindicações da população.

A aluna Ana Cristina da Silva Melgueiros, da Escola Estadual Marechal Hermes e primeira deputada jovem indígena, representante da etnia Baré, falou sobre a importância da representatividade indígena na política e a intenção de propor um requerimento solicitando apoio no fortalecimento das identidades étnicas no contexto rural do Estado.

“Precisei sair da comunidade São Sebastião, no Tarumã-Mirim, onde nasci e cresci, para poder continuar os estudos e essa oportunidade de participar dessa vivência do Poder Legislativo reforça o sentimento da importância da participação de representantes dos povos indígenas na construção de políticas públicas”, afirmou a jovem deputada.

Motivação

O delegado federal da Delegacia de Repressão a Drogas, Victor Motta, é formado em Direito pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e foi delegado civil antes de ser aprovado para o cargo de delegado federal.

Por duas horas, ele conversou com os parlamentares jovens sobre estudos, carreira, função na Polícia Federal e as atribuições de um delegado federal.

“Tornei essa carreira o meu objetivo de vida, foquei, me esforcei e consegui”, declarou Victor, falando aos alunos sobre a importância dos estudos diários e dos frutos que colheu por meio do conhecimento, reforçando a mensagem que é possível chegar onde se quer, com disciplina e dedicação.

Parlamento Jovem

O programa Parlamento Jovem foi criado pela Resolução Legislativa nº 375/05 e instituído pela Aleam em 2008, e tem como objetivo promover a participação política e cidadã dos jovens estudantes amazonenses, permitindo que conheçam o funcionamento do Poder Legislativo Estadual.

Realizado anualmente, o programa possibilita aos alunos vivência do processo democrático durante uma semana, quando conhecem a jornada de trabalho dos deputados estaduais.

Artigo anteriorSeminário estadual de educação fiscal vai discutir cidadania ativa
Próximo artigoCineteatro Guarany inicia as aulas da 2º Atividade Motivacional Cinematográfica