Após confrontos com policiais militares e policiais legislativos, indígenas voltaram a protestar na Câmara contra mudanças na legislação que podem impactar na preservação de terras demarcadas.

Nesta quarta-feira (23/6), o grupo se concentra na entrada que dá acesso às comissões. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), é discutido o Projeto de Lei nº 490, que permite a mineração comercial e agricultura em terras indígenas. A reunião da CCJ estava marcada para as 9h, no entanto, ainda não teve início.

Desde o começo do mês, representantes de várias etnias vão ao Congresso protestar contra a tramitação da matéria. A proposta é defendida pelo governo federal.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) postou nas redes sociais um vídeo feito pela manhã, na Esplanada dos Ministérios, mostrando os indígenas caminhando em direção ao Congresso.

Lideranças indígenas afirmam que, caso o projeto seja aprovado, terras indígenas serão liberadas para exploração predatória e ficariam inviabilizadas novas demarcações. Eles pedem que o projeto seja definitivamente retirado da pauta. Com informações de Metrópoles.

Artigo anteriorHomem é espancado e fica sem ajuda por se parecer com Lázaro Barbosa
Próximo artigoCom mãe internada há 76 dias, Jonathan Nemer chora ao falar dela