
O jovem Roberto Farias Thomaz, que passou cinco dias desaparecido após se perder durante a descida do Pico Paraná, reencontrou pela primeira vez a parceira de trilha, a amazonense de Itacoatiara Thayane Smith Moraes. O encontro, realizado em uma praça de Curitiba, foi promovido pelo programa Fantástico e marcou o encerramento simbólico de um episódio que mobilizou o país — ainda que ambos tenham deixado claro que seguirão caminhos diferentes.
Desde o Réveillon passado na montanha, Roberto e Thayane não haviam mais se falado. No reencontro, houve pedidos de desculpa, poucas palavras e longos silêncios. “Desculpa por ter deixado você para trás. Não imaginei que isso ia acontecer”, afirmou Thayane. Roberto respondeu de forma contida: “Foi um belo nascer do sol de 2026”, disse, antes de reforçar a lição deixada pela experiência extrema. “Preparo e segurança são essenciais. Eu confiei em você. O que eu tenho pra dizer é: se cuida, Deus te abençoe muito.”
O caso teve início no dia 31 de dezembro, quando Roberto e Thayane iniciaram a trilha com o objetivo de assistir ao primeiro nascer do sol de 2026 no ponto mais alto da Região Sul do Brasil. Após chegarem ao cume e descansarem, a descida começou por volta das 6h30 do dia 1º de janeiro, momento em que Roberto acabou se perdendo durante o percurso.
As buscas começaram ainda no mesmo dia e mobilizaram uma grande operação, envolvendo o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), o Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo), voluntários, drones, câmeras térmicas e montanhistas do Clube Paranaense de Montanhismo (CPM). No sábado (3), a Polícia Civil do Paraná passou a investigar formalmente o desaparecimento após registro de boletim de ocorrência pela família do jovem.
Após cinco dias isolado na mata, Roberto conseguiu se salvar sozinho, caminhando cerca de 20 quilômetros até uma fazenda na localidade de Cacatu, em Antonina, onde pediu ajuda e conseguiu avisar a família que estava vivo. Ele foi encaminhado ao hospital do município, realizou exames e recebeu alta médica na noite de terça-feira (6), com apenas ferimentos leves.







