A capital russa foi surpreendida na manhã desta terça-feira por ataques de drones que atingiram prédios residenciais em áreas nobres de Moscou, na primeira vez em que áreas civis da região foram afetadas desde o início da guerra iniciada em fevereiro de 2022. Nos últimos meses, porém, foram registradas diversas ofensivas contra alvos russos. O Kremlin acusa Kiev, que nega sua participação.
Relembre cinco momentos em que isso aconteceu:
- Administradora de oleoduto: Dois drones danificaram o prédio de uma empresa que administra um oleoduto na região de Pskov, no Oeste da Rússia, no sábado. A explosão ocorreu na cidade de Litvinovo, a cerca de 10 km da fronteira com Belarus. Não foram registradas vítimas.
- Alvo na fronteira: A região russa de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, sofreu vários ataques na semana passada, após a incursão de combatentes russos contrários ao presidente Vladimir Putin. Moradores tiveram que ser retirados do local. Uma pessoa morreu.
- Drones no Kremlin: A Rússia acusou a Ucrânia, no início deste mês, de ter lançado um ataque com dois drones no Kremlin, a residência de Putin e sede do governo em Moscou, durante a noite. Os veículos foram abatido e o presidente saiu ileso. O líder ucraniano negou envolvimento.
- Base aérea: Três militares russos morreram em 26 de dezembro após um drone ucraniano ser derrubado ao se aproximar de um aeródromo militar no Sul da Rússia, a cerca de 500 km da fronteira com a Ucrânia. No início do mês, já havia ocorrido ataques semelhantes na região.
- Ponte na Crimeia: Em outubro, a explosão de um caminhão-bomba derrubou um trecho da ponte que liga a Crimeia ao território continental da Rússia e paralisou o tráfego entre os dois lados, deixando três mortos. A península foi anexada pelos russos em 2014.
Com informações de O Globo