Notas de real (Crédito: Divulgação)

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira, 26, o lançamento de uma funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR), mecanismo que permite a solicitar o resgate de dinheiro esquecido em bancos. Atualmente, há R$ 9,1 bilhões ainda não resgatados.

A partir de terça-feira, 27, será possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate.

“A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, disse o BC em nota.

“O propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, acrescentou.

A adesão ao novo serviço é facultativa. Para habilitar, é necessário acessar o SVR com uma conta “gov.br” de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada.

BC lança serviço para facilitar resgate de ‘dinheiro esquecido’ em bancos (Crédito:Divulgação)

Serviço para bloquear abertura de novas contas

O BC também divulgou nesta segunda-feira normas de um novo serviço que para mitigar fraudes relacionadas a aberturas e manejo de contas bancárias.

novo serviço busca evitar a abertura de contas fraudulentas, com identidade falsa, ou a inclusão de um novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas. O sistema passará a ser oferecido a partir de dezembro.

Ele permitirá que as pessoas informem, de forma facultativa, a todo o Sistema Financeiro Nacional que não desejam abrir novas contas — corrente, de poupança ou de pagamento.

O sistema do BC possibilitará que a informação seja revertida, por tempo indeterminado ou não, conforme a vontade da pessoa e a qualquer momento.

O mecanismo mostrará as ativações e as desativações realizadas, bem como as consultas feitas por instituições financeiras sobre a possibilidade de abertura de novas contas.

As instituições financeiras deverão consultar obrigatoriamente a base de dados antes de concluírem o processo de abertura de novas contas.

Matéria feita pelo IstoÉ (Com informações da Reuters)

Artigo anteriorVida de Curumim
Próximo artigoAncelotti será técnico de seleção mais bem pago do mundo. Veja top 10