Rio de Janeiro – Gerente do tráfico de drogas do Morro do Castelar, em Belford Roxo, Baixada Fluminense, Ana Paula Rosa Costa, a Tia Paula, de 44 anos, é apontada pela polícia como a responsável por conduzir a ação para jogar no rio os corpos dos três meninos desaparecidos de Belford Roxo. Após a morte dos garotos, ela teria sido assassinada pelo tribunal do tráfico.

Outros quatro criminosos, dos quais dois também teriam sido mortos, participaram da decisão de matar Fernando Henrique Ribeiro Soares, 11, Alexandre da Silva, 10, e Lucas Matheus da Silva, 8. Tudo porque, em dezembro de 2020, os meninos teriam roubado o passarinho do tio de outro bandido: Wiler Castro da Silva, o Estala.

De acordo com parte do relatório de investigações da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) ao qual o Metrópoles teve acesso, as crianças foram torturadas. Uma delas morreu por causa das agressões e as outras duas foram executadas.

“Tia Paula, em companhia de outros traficantes não identificados, ordenou que o sexto investigado conduzisse o veículo e transportasse os corpos até o rio onde foram jogados”, diz trecho do documento. O local é próximo à comunidade onde os meninos sumiram. Ao longo da investigação, 71 pessoas prestaram depoimento à polícia.

Desaparecer com os corpos dos garotos foi tratado como “missão”. “Pouco tempo depois, duas motocicletas conduzidas por traficantes se aproximaram e Tia Paula, que estava no carona de uma delas, perguntou para um deles se sabia dirigir e o chamou para uma ‘missão’.”

O homem que confessou ter participado da ação é investigado por crime de ocultação de cadáver. Ele foi levado para o alto da comunidade e assumiu a condução de um veículo em que “os corpos foram transportados até um rio no município de Belford Roxo, onde foram jogados”, esclarece outro trecho do documento.

Em julho, houve buscas no rio, mas os corpos não foram localizados. Responsável por organizar bailes funks e a venda de drogas sintéticas, como lança-perfume e ecstasy, Tia Paula tinha quatro anotações criminais por tráfico de drogas e seis mandados de prisão, um deles devido à morte dos meninos. Com informações de Metrópoles.

#BelfordRoxo #TiaPaula ##MeninosDeBelfordRoxo #FernandoHenriqueRibeiroSoares #AlexandreDaSilva #LucasMatheusDaSilva

Artigo anteriorJulian Assange pode ser extraditado para os EUA, decide Justiça britânica
Próximo artigoAmericas Quarterly: Escândalos assombram Pedro Castillo no Peru