
O Boi Tira Prosa deu o pontapé inicial para a temporada 2026 ao lançar oficialmente seu novo álbum, “Boi de Patuá, Batuque dos Parauaras”, e apresentar os itens que vão representar a agremiação ao longo do ano. O evento, realizado na Zona Sul de Manaus, marcou uma nova fase do bumbá, que aposta em renovação e fortalecimento artístico.
Além do trabalho musical, um dos destaques foi o anúncio dos novos itens oficiais, que passam a compor o elenco do boi da comunidade de Santa Luzia. Foram apresentados Marcela Quinto como Rainha da Batucada, Sarah Letícia como Sinhazinha da Fazenda, Jhonny Castro como Levantador de Toadas, Kleyshanne Santos como Mãe Catirina e Adson Alfra como Pai Francisco.
A direção do Tira Prosa destacou que o lançamento simboliza um momento de crescimento da agremiação. Segundo o presidente Ronaldo Matos, o grupo vem evoluindo nos últimos anos e busca consolidar sua identidade com investimentos na parte artística, alegórica e organizacional.
No campo musical, o novo álbum chega com uma proposta que mistura tradição e inovação. De acordo com o diretor geral e produtor musical Náferson Cruz, as toadas deste ano trazem uma sonoridade mais leve e envolvente, com destaque para o uso do tambor de mão — instrumento que se tornou marca registrada do Tira Prosa.
O repertório conta com oito faixas inéditas, incluindo “Boi de Patuá”, “Festa de Batuque” e “Tainá-Poranga”, reforçando a identidade cultural e o ritmo característico do bumbá.
Com o lançamento, o Tira Prosa se posiciona para ampliar sua presença no cenário cultural amazonense, apostando na combinação entre renovação de elenco e valorização das raízes do boi-bumbá.
Toadas 2026
1 – Comunhão (Medley Instrumental)
Comissão Artística e Stúdio Bennett
2 – Boi de Patuá
Náferson Cruz
3 – Festa de Batuque
Náferson Cruz e Fernanda Luíza Cruz
4 – Tainá-Poranga
Alessandro Bandeira, Náferson Cruz e Déborah Uchôa
5 – A Voragem
Náferson Cruz
6 – Ginga Boi
Náferson Cruz e Pedro Santos
7 – Moi Wató Makarú
Ronaldo Matos, Rodrigo Barros, Elpídio Nunes e Náferson Cruz
8 – Heriporã
Náferson Cruz








