Apoiadores de Jair Bolsonaro estão usando um vídeo antigo do médico Drauzio Varella minimizando os efeitos do coronavírus para defender a postura do presidente, que no sábado 21 disse que a doença é uma “gripizinha”, contrariando a avaliação das autoridades, entre elas a Organização Mundial da Saúde (OMS), que consideram grave a situação, classificada por ela como pandemia.

No vídeo, produzido no final de janeiro, Drauzio, ao comparar o coronavírus com a gripe espanhola que atingiu o país no início do século passado, afirma que “esse vírus não tem esse potencial”. “De cada cem pessoas que pegam o vírus, oitenta, noventa pessoas têm um resfriadinho de nada”, afirma.

Com a recirculação do vídeo pelos perfis bolsonaristas, o nome de Drauzio Varella foi parar nos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter neste início de domingo. “Não sabemos por qual motivo ou qual a intenção, mas isso é desserviço”, rebateu o portal Drauzio Varella no Twitter. “Este vídeo não está mais no ar em nossos canais há um tempo, pois nosso compromisso é com a saúde dos brasileiros e a informação correta no momento correto”, continua.

Em razão disso, o médico gravou um novo vídeo, divulgado em seus canais na internet, onde faz uma nova avaliação sobre a pandemia, diz que o cenário é grave e alerta que a situação precisa ser acompanhada. “Mudou. Nós temos que acompanhar o que está acontecendo. Procure se informar porque a epidemia é dinâmica”, afirma. (veja.com)

Confira

Artigo anteriorSobe para 26 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Amazonas, um deles em Parintins
Próximo artigoEm reunião com prefeitos, Mandetta pede adiamento da eleições e sinaliza que o caos será mais longo