
Com olhos atentos e entusiasmo, 30 alunos do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) participaram, nesta quarta-feira (18/6), de uma ação sobre educação para o trânsito, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A atividade ocorreu no bairro Flores, zona Centro-Sul da capital.
Voltada para crianças e adolescentes com idades entre 8 e 14 anos, a iniciativa combinou jogos lúdicos com uma roda de conversa educativa, com foco na importância do uso de equipamentos de segurança, como capacetes e cintos de segurança, ao andar de motocicleta ou bicicleta.
A educadora de trânsito do IMMU, Rineida Santos, destacou que a ação busca formar desde cedo uma consciência cidadã no trânsito.
“Todos fazem parte do trânsito, porque muitos pais conduzem seus filhos a partir de moto e carro. Então, com essa ação do IMMU, os pequenos já conseguem ter aquela noção de orientar o responsável a usar o capacete, o cinto de segurança. Aqui, eles aprendem brincando por meio de jogos lúdicos”, explicou.
O primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Deib Souza, coordenador local do Proebom, ressaltou o impacto a longo prazo que iniciativas como essa podem trazer para a formação das crianças.
“Esta ação é extremamente importante, porque a educação dessas crianças, nessa faixa etária, fará com que elas cresçam com mais conscientização e levem estes conhecimentos a seus familiares, amigos, colegas na escola, e tenham a mentalidade de respeito às leis e às instituições de trânsito”, afirmou.
O Proebom é um programa que alia disciplina, cidadania e educação social, e ações como essa reforçam a importância de construir uma nova geração mais consciente e respeitosa no trânsito.







