
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), do Corpo de Bombeiros, resgatou 348 vítimas de afogamento em todo o litoral de São Paulo durante o Carnaval. As ocorrências foram registradas em diferentes pontos litorâneos entre sábado (14/2) e terça-feira (17/2).
A Baixada Santista concentrou o maior volume de atendimentos, com cerca de 190 resgates nas praias de Guarujá, Santos, Praia Grande, Mongaguá e Bertioga.
Duas adolescentes, de 12 e 15 anos, precisaram ser retiradas do mar, em Santos. Uma delas havia pulado na água de uma pedra. Elas foram salvas e passam bem. Ainda no litoral sul, entre as cidades de Itanhaém e Ilha Comprida, foram 28 vítimas salvas.
No litoral norte, entre São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, os Bombeiros resgataram 130 pessoas do mar. Um banhista ficou à deriva em Ubatuba e equipes do helicóptero Águia 11, da Polícia Militar, identificaram a situação e posicionaram a aeronave em ponto estratégico para que os guarda-vidas realizassem o resgate.
Também na cidade, cinco pessoas, com idades aproximadas de 25 anos, entraram no mar em área sinalizada com alerta de perigo e foram arrastadas pela correnteza. Os bombeiros avistaram o grupo e iniciaram o salvamento. Todas as pessoas foram retiradas em segurança.
Além dos resgates, as equipes realizaram, no total, 52,1 mil intervenções ao longo do Carnaval. As ações incluíram orientações diretas aos banhistas, sinalização de áreas de risco e intervenções antecipadas para evitar afogamentos.
Com informações de Metrópoles.







