A campanha “Você também é responsável – Diga não ao fogo” já passou por 17 municípios e o planejamento é chegar a mais 16 municípios do Amazonas até o final deste ano. Objetivo das ações de educação ambiental e de fiscalização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) é reduzir os focos de calor nos municípios, a fim de evitar queimadas urbanas e florestais e, consequentemente, a fumaça tóxica que chegou manchando a paisagem da capital ao longo do ano passado.

O trabalho vem se estendendo conforme saem os boletins de evolução de focos de calor monitorados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através de informações de satélite disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos Espaciais (Inpe).

O IPAAM vem desenvolvendo campanhas educativas com ações para sensibilizar e orientar as populações das áreas urbanas e rurais sobre os riscos, problemas à saúde humana e impactos negativos ao meio ambiente provocados pelas queimadas.

Para atingir a populações urbanas e rurais, o Ipaam, por meio de sua equipe de Educação Ambiental, vem realizando palestras, reuniões, visitas às feiras, instituições públicas e privadas, comércio para afixação de cartazes e distribuição de folders educativos da campanha “Você também é responsável – Diga não ao fogo” de alerta sobre os riscos de queimadas.

Nos municípios, os veículos de comunicação, redes sociais e rádios comunitárias têm veiculado as mensagens orientadoras sobre os riscos que as queimadas causam ao ser humano e ao meio ambiente.

As ações educativas fazem parte do Plano de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas no Amazonas, do qual participam também Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Batalhão de Incêndios Florestais, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Estado, secretarias municipais de meio ambiente, secretarias municipais de educação, Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Cronograma da campanha

PERÍODO

MUNICÍPIO

25 e 26/07

Urucurituba

27 a 29/07

Itacoatiara

03 e 04/08

Caapiranga

05 e 06/08

Iranduba

08 a 10/08

Autazes

11 e 12/08

Manaquiri

12/08

Cacau Pirera

12 e 13/08

Rio Preto da Eva

17/08

Careiro da Várzea

18 e 19/08

Careiro Castanho

18 e 19/08

Novo Airão

22 a 24/08

Parintins

25 e 26/08

Nhamundá

02/09

Uarini

03/09

Alvarães

05 e 06/09

Coari

08 e 09/09

Tefé

08 e 09/09

Humaitá


Artigo anteriorOlimpíada faz aumentar procura pela prática esportiva na Vila Olímpica
Próximo artigoMárcia Siquera festeja seus anos de carreira no Almirante Hall