Diante das oscilações nos resultados de pesquisas eleitorais amazonenses, realizadas para os cargos de senador da república, o candidato ao senado Luiz Castro (PDT), entrou na Justiça Eleitoral com pedido de acesso a informações da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Pontual.
No documento, protocolado durante o feriado da segunda-feira (5), a equipe jurídica de Luiz Castro solicita o acesso ao Sistema Interno de Controle e Dados de Pesquisas Eleitorais, para verificar dados da pesquisa realizada para os cargos de senador e governador, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM) com o código AM-06508/2022.
Segundo a equipe jurídica, a iniciativa do candidato pedetista não tem por objetivo contestar a legitimidade do processo da pesquisa, mas visa dar mais transparência aos dados finais divulgados e evitar suspeições de manipulação diante da quantidade de resultados contraditórios.
A pesquisa do Instituto Pontual coletou respostas de eleitores de 13 (treze) municípios do interior do Amazonas e também da capital do estado, no período de 27 de agosto a 2 de setembro, com resultados divulgados no domingo (4).
A petição foi ajuizada pelo advogado Lucca Fernandes Albuquerque, o juiz responsável por apreciar o pedido é o Dr. Luis Felipe Avelino Medina. O documento pode ser consultado por meio do registro 0601376-83.2022.6.04.0000.