Fernando Tribiño/Divulgação

Morreu no Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira (26/7), a carnavalesca Rosa Magalhães, figura histórica que é a maior campeã do Carnaval carioca, com sete títulos pelas escolas de samba Imperatriz Leopoldinense, Unidos de Vila Isabel e Império Serrano.

Rosa Magalhães tinha 77 anos e morreu de infarto fulminante. Ela participou do Carnaval por mais de 50 anos e foi muito respeitada por colegas, público e crítica. Ela começou a trabalhar na área em 1970, no Salgueiro, como assistente, mas logo ganhou importância na carreira e começou a colecionar títulos como carnavalesca em 1982. O último título foi em 2013, pela escola Unidos de Vila Isabel.

Ela trabalhou até o Carnaval de 2023, quando atuou pela Paraíso do Tuiuti como carnavalesca.

Além de carnavalesca, ela foi foi professora, cenógrafa e figurinista. Foi responsável pela cenografia de espetáculos como a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio, em 2016. Entre seus prêmios também está um Emmy de melhor figurino, de 2007, pelo trabalho nos Jogos Panamericanos do Rio.

“Carnaval é uma cachaça. Mas daquela bem boa, lá de Paraty”, disse Rosa Magalhães em um de suas frases mais lembradas. As informações são de Metrópoles.

Artigo anteriorJustiça suspende licença prévia para obras na BR-319 concedida pelo Ibama durante o governo Bolsonaro
Próximo artigoDupla roubou R$ 50 mil de empresário morto e foragido mobiliou casa