Lançado pelo governo do Amazonas em outubro de 2021, o projeto Castramóvel alcançou mais de cinco mil animais domesticados com cirurgias de esterilização. Pioneiro na promoção da saúde e bem-estar animal no estado, a unidade móvel percorreu seis bairros de Manaus e outros dez municípios do interior, em nove meses de funcionamento.

O projeto busca auxiliar, sobretudo, no controle populacional de cães e gatos, reduzindo as taxas de maus-tratos e abandono. Com o Castramóvel já foram feitas, de forma gratuita, 5.492 cirurgias de esterilização, sendo 635 somente nos mutirões das cidades de Rio Preto da Eva, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, realizados nas últimas duas semanas.

Roberto Gomes, 53, foi um dos tutores de pet que aprovou a iniciativa. O salva-vidas rio-pretense relembrou que seu cão Derek foi abandonado em frente a um supermercado, dentro de uma caixa de sapato, quando era apenas um filhote. “Minha esposa achou a caixa e disse que tinham doado um filho para nós, quando chegou em casa era o cachorro. Desde então nós estamos cuidando dele, já tem um ano e três meses”.

Roberto reforçou que, infelizmente, ainda é comum encontrar muitos animais pela rua do município e, para que a história de seu companheiro não se repita, cadastrou o animal para a esterilização. “Nós vemos muitos animais jogados na rua, abandonados, é uma covardia. Então, essa ação é muito importante para o município, foi maravilhoso, eu espero que tenha mais vezes”.

Maria Margarida, 65, também aproveitou o mutirão de Rio Preto da Eva para castrar sua cadela Neguinha. Para a aposentada, a ação chegou em boa hora, uma vez que o atendimento na rede particular está fora de sua condição financeira.

“Achei ótimo, uma iniciativa maravilhosa. Nós estávamos precisando disso, além da dificuldade que é se locomover para Manaus, custa caro. Essa ação do Governo foi realmente maravilhosa, muita gente aproveitou. Está aprovado, nota dez”, comemorou.

Em agosto, os castramóveis retornam para Manaus a fim de dar continuidade às demandas da capital, explicou o coordenador do projeto, João Maia.

“Só na calha do Rio Negro nós atendemos Barcelos, Santa Isabel e São Gabriel. Foram castrados mais de 400 animais nessa incursão. Agora, os castramóveis retornam para a capital, na balsa do Exército Brasileiro, para atendermos às demandas dos bairros”.

De forma itinerante, o projeto conta com três unidades móveis de castração e faz parte da Política Estadual de Bem-Estar Animal, recém-implantada pelo governador Wilson Lima. Além da redução de natalidade indesejada, a iniciativa reduz o risco de doenças zoonóticas, previne contra os cânceres de mama e próstata; e promove melhores condições de saúde para o pet.

Agendamento
Os procedimentos de esterilização são realizados diariamente, mediante agendamento, das 9h às 17h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), localizada na avenida Mário Ypiranga, 3.280, Flores.

Os interessados podem realizar o agendamento online, por meio do link: bit.ly/32MnFhS. Devido à alta procura, o formulário funciona como um cadastro reserva. Por este motivo, os tutores devem preencher os dados e aguardar o contato das equipes do órgão.

Artigo anteriorDetran-AM flagrou mais de 1,6 mil motoristas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas no primeiro semestre de 2022
Próximo artigoPrefeito David Almeida reinaugura escola municipal Antônio Matias Fernandes com capacidade para 590 estudantes