As secretarias municipais de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e do Centro (Semc), apresentaram neste sábado, 21, aos comerciantes do Centro Histórico de Manaus, o novo sistema de coleta de lixo para essa área comercial da cidade. O sistema consiste no uso de dois carros coletores em tamanho menor que as caçambas utilizadas na coleta convencional. Um deles recolhe o lixo orgânico, enquanto o outro fica responsável pelo lixo inorgânico.

Os carros menores são adaptados à acessibilidade no centro. Devido à existência de calçadões na maioria das ruas, a realização da coleta com caçambas grandes, só era possível ser feita à noite. Com o novo sistema, o trabalho será mais ágil, podendo ocorrer mesmo durante o horário comercial.

Para a realização do trabalho, a Semulsp contará com a ajuda da Cooperativa de Catadores de Lixo Aliança, cuja base principal fica na rua Frei José dos Inocentes, para onde o lixo coletado será levado. Segundo Alcineia Cunha, presidente da Cooperativa, a maior dificuldade hoje ainda é a falta de conscientização de alguns lojistas. “Existem lojistas que ainda teimam em colocar o lixo nas calçadas, fora do horário e de qualquer jeito. Lixo orgânico misturado com o lixo seco. Isso dificulta muito o trabalho dos catadores e compromete o resultado final. Vamos precisar fazer um trabalho muito sério, em parceria com a Semulsp e a Semc”, afirmou a presidente da cooperativa.

O secretário da Semc, Glauco Francesco, disse que não medirá esforços para que o novo sistema de coleta de lixo tenha êxito. Já na próxima semana, reunirá com a direção da Associação Comercial do Amazonas (ACA) e pedirá apoio para conscientizar os lojistas sobre o novo sistema. “É importante que todos estejam envolvidos: lojistas, poder público e população. Vamos conversar com os representantes da ACA, com os camelôs que atuam nessa área do centro e com a Semulsp e Sempab. Não vamos medir esforços para que o projeto tenha 100% de aproveitamento. Esperamos contar com a ajuda de todos”, declarou Francesco.

O subsecretário da Semulsp, José Rebouças, informou que esse é um projeto pioneiro em Manaus. “Os carros ficarão circulando durante todo o dia nessa área do centro. Os carros menores não terão problema para circular, porque teremos também o apoio do Manaustrans, para orientar os motoristas, mas precisamos que todos sejam parceiros”, explicou.

A apresentação do novo sistema de coleta de lixo no centro contou com a participação do grupo ‘Garis da Alegria’, que há oito anos realiza um trabalho de conscientização ambiental.

Artigo anteriorAlemanha e Gana empatam em 2 a 2 em Fortaleza
Próximo artigoPT oficializa Dilma como candidata à reeleição e defende reforma política