
Um grupo de vereadores esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Sessão Plenária desta terça-feira (25), para participar de uma Cessão de Tempo, proposta pelo deputado Comandante Dan (PSC), com o objetivo de debater sobre os impactos sofridos por alguns municípios, com as quedas da ponte Autaz Mirim no km 25 da BR-319 e a ponte sobre o Rio Curuçá, no km 23 da BR-319, que aconteceram no ano passado, e que ainda não foram reconstruídas.
O parlamentar lembrou que as pontes foram destruídas há mais de seis meses. Ele também criticou a falta de posicionamento do Governo Federal, por meio dos órgãos como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para resolver a situação. “O que vivenciamos é um descaso por parte do Governo Federal e dos órgãos que os representa”, definiu.
Durante seu pronunciamento, o vice-presidente da Câmara de Autazes (distante a 113 quilômetros de Manaus), Fernando de Oliveira Pereira, destacou que a falta de providência dos órgãos afeta a vida de mais de duzentas pessoas que têm a travessia impactada diretamente pela falta da estrutura.
O vereador de Careiro da Várzea (56 quilômetros), Regilson Brito da Silva, externou a preocupação com a situação das pontes que afeta também outros municípios adjacentes como Nova Olinda do Norte (a 134 km de Manaus) e Manaquiri (a 60 km de Manaus).