
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira (20/6), a terceira morte causada pelas fortes chuvas que atingem o estado desde o começo da semana. O terceiro óbito foi o de homem, de 72 anos, que morreu após uma árvore cair sobre o carro que estava em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
“O homem que morreu após a queda de uma árvore em Sapucaia do Sul passa a ser contabilizado como óbito decorrente do evento meteorológico; portanto, o total passa de dois para três”, informou a Defesa Civil.
O homem seguia no carro pela Avenida Rubem Berta, entre os municípios de São Leopoldo e Sapucaia do Sul, quando a árvore caiu sobre o veículo, nessa quinta-feira (19/6).
Segundo a Prefeitura de Sapucaia do Sul, ele foi identificado como Mauro Perfeito da Silva. A filha dele, de 37 anos, estava no banco do carona, se machucou, mas não corre risco de morte.
As outras duas mortes aconteceram em Candelária.
Prejuízos
As chuvas forte deixaram, até esta sexta-feira, mais de 6 mil desabrigados, sendo 4 mil desalojados e 2 mil em abrigos, segundo atualizações da Defesa Civil.
No total, 98 cidades registraram algum prejuízo. Os municípios relatam alagamentos, deslizamentos e danos em residências, estradas e pontes.
Desde o início da chuva, 552 pessoas foram resgatadas, três pessoas morreram e uma está desaparecida. Além disso, 125 animais foram salvos.
Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Defesa Civil estadual, seis rios ultrapassaram a cota de inundação. São eles:
- Ibirapuitã (Alegrete)
- Ibicuí (Manoel Viana)
- Jacuí (Dona Francisca e Cachoeira do Sul)
- Taquari (Estrela/Lajeado até Taquari)
- Caí (São Sebastião do Caí e Montenegro)
- Paranhana (Taquara – na Foz do Paranhana)
Municípios com decreto de situação de emergência:
- Dona Francisca
- Cerro Branco
- Agudo
- Nova Palma
- Cruzeiro do Sul










