rar a qualidade de vida dos coarienses. Durante a entrega do plano, o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, destacou que a iniciativa visa promover tanto o desenvolvimento social quanto o econômico. “São ações como essa, de estruturação do turismo, que vão ajudar a fomentar o turismo de forma organizada e aquecer ainda mais a economia  do nosso município”, que acrescenta. O POT é um documento estratégico que funcionará como uma bússola orientadora para a execução de ações no setor de turismo nos próximos 10 anos”, afirmou.
O Programa Cidade Empreendedora está sendo executado no município desde julho de 2023 em diversas frentes com o propósito do desenvolvimento socioeconômico de Coari. De acordo com o secretário municipal adjunto de turismo, Robério Queiroz dos Santos, a parceria entre o Sebrae-AM e a Prefeitura está colocando o município em outro patamar. “Esse grande programa nos orgulha muito, o Cidade Empreendedora, com o qual temos feito atividades de impacta. Temos qualificado e capacitado centenas de pessoas de vários segmentos, e essas pessoas estão sendo preparadas para o turismo aqui no município de Coari”, explica.
Por meio do POT, foram mapeados mais de 100 empreendimentos, abrangendo setores como meios de hospedagem, alimentação fora do lar, atrativos turísticos, artesanato e agências de viagens. Mais de 70 pessoas participaram diretamente da construção do plano.
A elaboração do POT foi coordenada pela renomada empresa APRI Consultoria, do consultor Cálidon Costa, que acredita na importância do plano para o desenvolvimento do turismo no município. “O POT é um instrumento que tem por objetivo realizar ações pensadas de forma compartilhada por empresários e gestores comprometidos em tornar o município cada vez mais profissional no setor do turismo, fomentando a criação de emprego e renda. O plano contribuirá para a economia e a sustentabilidade de Coari por meio de processos transparentes, reconhecendo o turismo como uma atividade real de transformação e consolidação de um destino”, destacou.
Para a gerente do escritório do Sebrae em Coari, Alzinete Sobrinho, a entrega do POT é uma das ações estratégicas que o Cidade Empreendedora está realizando no município. “Além da elaboração de um plano completo com validade de 10 anos, o POT servirá como um guia para impulsionar o desenvolvimento. Estamos comprometidos em promover iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo e a economia local”, explica a gerente.
Cidade Empreendedora em Coari – O município aderiu ao programa em julho de 2023 com desdobramento de ações em 2024 Até o momento, mais de 60 ações foram realizadas, impactando positivamente 1.294 pessoas, através de 10 eixos estratégicos do Programa: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito e Inovação e Sustentabilidade.
Artigo anteriorPioneirismo: UEA oferece doutorado em Direito Ambiental da Amazônia Ocidental
Próximo artigoAleam realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa no Amazonas, por iniciativa do deputado João Luiz