Cinco pré-candidatos confirmados à Prefeitura de Manaus movimentam a corrida sucessória eleitoral/2024, além das especulações que agitam o cenário político. O atual prefeito, David Almeida (Avante), busca a reeleição, enquanto outros nomes se apresentam como concorrentes no pleito de 2024.

Os pré-candidatos confirmados até o momento incluem Roberto Cidade (União Brasil), Capitão Alberto Neto (PL), Ricardo Nicolau (Solidariedade), Israel Dutra Tuyuka (PDT) e Maria do Carmo Seffair (Novo) — a única mulher na disputa até o momento.

Um sexto pré-candidato, o deputado federal Amom Mandel, pode entrar na corrida, apesar de ter afirmado recentemente que não é candidato.

Nos bastidores, entretanto, especula-se que sua declaração pode ter sido uma estratégia de marketing, indicando uma possível mudança de posição em breve.

O senador Plínio Valério (PSDB) aguarda uma desistência oficial de Amom Mandel para considerar a possibilidade de se lançar candidato. Valério é presidente do PSDB no Estado, que faz parte da federação junto ao Cidadania.

Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, já afirmou sua pré-candidatura, alegando ter o apoio do governador Wilson Lima, presidente da comissão provisória do União Brasil no Amazonas. Cidade tem criticado a administração de David Almeida em suas aparições públicas.

O deputado Capitão Alberto Neto entra no game com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Após trocas de farpas com o Coronel Alfredo Menezes, Alberto Neto admitiu formar uma chapa conjunta com o apoio do capitão.

Ricardo Nicolau surge na disputa após uma reunião entre Bosco Saraiva, presidente do Diretório Estadual do Solidariedade, e Vadelmir Santana, presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Ficou acordado que Nicolau seria a cabeça da chapa, com o PT indicando o vice.

O Diretório Estadual do PDT oficializou o nome do médico Israel Dutra Tuyuka em uma reunião comandada por Luiz Castro.

Maria do Carmo Seffair, empresária e única mulher na corrida, ganhou destaque ao receber o apoio do presidente da Executiva Nacional do Novo, Eduardo Ribeiro. Sua presença tem sido marcada por críticas à gestão atual de David Almeida.

O prefeito David Almeida, embora ainda não tenha anunciado oficialmente, é considerado candidato à reeleição. Ele procura um novo partido, tendo sido cogitada sua ida para o PL, de Valdemar Costa Neto, e posteriormente para o MDB, de Eduardo Braga.

Se David Almeida permanecer no Avante, especula-se que Eduardo Braga possa indicar o vice na chapa, com nomes como Jesus Alves e Carol Braz sendo cotados no MDB.

O cenário eleitoral em Manaus promete ser agitado, com diversas forças políticas buscando se posicionar para as eleições de 2024.

Artigo anteriorHomem é preso pela 2ª vez perto da casa de Taylor Swift nos EUA
Próximo artigoMC Poze do Rodo surpreende fãs ao anunciar que será pai 6ª vez: ‘Catra deixou representante’