A Fucapi realiza, nos próximos dias 29 e 30 de outubro, a XII Feira Tecnológica, o evento considerado o maior da região Norte, acontece das 9h às 21h, no campus educacional da instituição, localizado na Av. Danilo Areosa, 381, Distrito Industrial. Com o tema ‘A Sociedade sob a luz da Inovação’, o evento trará ao público 72 projetos com soluções tecnológicas para diversas finalidades. A entrada é franca e aberta ao grande público.

Uma das principais atrações desta edição é o Clube de Robótica da Escola Fucapi. Segundo o coordenador do Clube, Glauco Aguiar, será apresentada uma máquina inovadora que contribui com a coleta e reciclagem de lixo, que deverá contribuir para o trabalho das cooperativas atuantes no reaproveitamento do lixo.

“Como o Brasil desperdiça cerca de R$ 8 bilhões/ano por não reciclar adequadamente esse material, estamos finalizando uma máquina que ajuda o trabalho das cooperativas. Trata-se de uma máquina de coleta para reciclagem de latinhas”, adiantou.

Como funciona a máquina

A máquina de coleta funciona com sensores infravermelhos que detectam a latinha de refrigerante ou outra bebida, após ser depositada pelo usuário. É como se fosse uma máquina que libera bebidas em latas, mas com funcionamento inverso. Ao colocar a latinha para reciclar na máquina, o usuário recebe créditos virtuais, chamados de ‘recicoins’. Essa moeda virtual servirá para trocar por benefícios e prêmios como forma de estimular a prática da reciclagem de materiais.

Para creditar essas moedas virtuais para a pessoa certa, foi desenvolvido um método de reconhecimento através de um leitor. A ideia é que o usuário passe a própria carteirinha estudantil de modo que a máquina possa identificá-lo e assim creditar ‘recicoins’ para o usuário por cada latinha depositada.

“Queremos que esses créditos possam ser trocados por benefícios úteis ao usuário como ingressos no cinema, desconto nos postos de gasolina, na conta de energia elétrica e de água, créditos na carteirinha e até desconto nas instituições de ensino parceiras”, informou.

Aplicativo mobile

Para auxiliar o usuário, foi desenvolvido um aplicativo mobile para que o usuário saiba onde estão localizadas as máquinas e para que possam saber sobre seus saldos e promoções. Aguiar declarou ainda que o objetivo deste projeto é a reeducação. “A ideia inicial é reeducar a população a reciclar por meio do método da recompensa”, frisou.

Cubo mágico

Alunos da Fucapi desenvolvem projetos em robótica para competições na área Outro projeto que desenvolvido pelo clube de Robótica é o robô capaz de resolver o cubo mágico. O aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Fucapi, Marcus Vinícius, disse que a ideia de montar este robô surgiu logo quando o Clube foi implantado. “Este Robô é feito com peças lego e foi montado com um sensor de cores, ou seja, ele fotografa cada cor e a partir disso, ele monta as seis faces do cubo no programa interno dele. Desse modo, o robô resolve o cubo mágico e ele leva de 1 a 1 minuto e meio para resolver o cubo, dependendo de quantos movimentos sejam necessários para a resolução do cubo”, informou.

O robô que resolve o cubo mágico estará na XII Feira Tecnológica para desafiar os participantes a resolver o cubo mais rápido que ele. Outros projetos como robôs controlados por celular e um braço robótico também estarão em exposição.

Sobre o Clube de Robótica

Ao todo, são 15 alunos de destaque do ensino médio que compõem o Clube de Robótica e, segundo o coordenador, a expectativa para esta edição é a melhor. “Eles são fantásticos. Quando fizemos a seleção não dava para ter ideia de como eles iriam surpreender no grupo. Explico conceitos e os instigo a serem proativos. Eles possuem liberdade de produção, os resultados vocês verão durante a XII Feira tecnológica”, declarou.

O Clube de Robótica surgiu após uma proposta feita pelo professor Aguiar em montar um time voltado para projetos tecnológicos, com o apoio da diretora da Escola Fucapi, Rosanna Lacouth. “Temos alunos com potencial para realizar trabalhos de nível nacional e até internacional aqui”, frisou Aguiar.

O Clube estará no bloco A, sala 22, demonstrando como a robótica pode ser uma ferramenta fundamental na aprendizagem e como aprender poder ser divertido e produtivo.

Serviço

Evento: XXII Feira Tecnológica Fucapi

Local: Av. Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial – Campus da Fucapi

Data: 29 e 30 de outubro

Horário: das 9h às 21h

Artigo anteriorCreches e escolas municipais poderão receber apoio de empresas privadas, segundo nova lei
Próximo artigoInflação na saída das fábricas fica em 3,03% em setembro