A Comunidade do Julião, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, vai sediar neste fim de semana, dias 16 e 17 de agosto, o 10º Festival dos Morcegos. O evento é realizado pela Associação Amigos dos Morcegos, com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), órgão gestor da RDS.

Desde 2005, o Festival é realizado com a finalidade de desmistificar a imagem dos morcegos, geralmente associada ao risco de ataques, e ressaltar a importância ambiental desses mamíferos, que atuam como polinizadores e insetívoros. A programação do evento este ano contará com atividades de quadrinhos, grafite, dança, música, teatro e oficinas, e acontece na comunidade Julião.

No ano passado, o festival ocorreu na comunidade Livramento. De acordo com o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Sinomar Fonseca, o festival já faz parte do calendário de atividades da RDS do Tupé, elaborado desde o ano passado. “É uma iniciativa de educação ambiental e empoderamento das comunidades ribeirinhas quanto à importância do desempenho ambiental das espécies”.

Os morcegos prestam serviços ambientais importantes. Numa única noite, algumas espécies chegam a dispersar mais de 60 mil sementes, enquanto outras conseguem comer mais de seis vezes o próprio peso em insetos.

A cada edição uma espécie de morcego é destacada. Este ano, será a vez do Carollia perspicillata. A espécie em destaque desta vez é o Carollia perspicillata, morcego com ampla distribuição desde a Amazônia até o sul do país, muito importante na recuperação de áreas degradadas. Com uma programação variada, que incluirá a realização de torneios de futebol, oficinas de capacitação, apresentações culturais, o evento visa também a integração dos moradores das seis comunidades da RDS do Tupé.

O festival também conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Programa de Conservação dos Morcegos (PCM), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e das empresas AmazonSat, Protech Comércio e Porto Seguro. Antecedendo o festival, foram realizadas palestras nas escolas das comunidades sobre a importância dos morcegos na natureza, além de oficinas de reaproveitamento de óleo de cozinha.

Artigo anteriorJustiça Federal determina bloqueio de bens do prefeito Nadiel Serrão de Itapiranga
Próximo artigoEscola Adventista promove projeto que conscientiza população para descarte correto de resíduo