
Neste domingo (5) mais de 760 mil pessoas candidatas farão as provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), que será aplicado em 1.294 locais espalhados por 228 cidades em todas as 27 unidades da Federação.
Para garantir a tranquilidade e a lisura do certame, o governo federal reforça as regras sobre o que pode ou não ser levado para os locais de aplicação, além de destacar cuidados com horários e documentos obrigatórios.
A operação mobiliza uma estrutura nacional que envolve o MGI, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e órgãos de segurança como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Abin e Força Nacional.
Documentos e itens obrigatórios
Segundo o edital, o candidato deve apresentar documento oficial de identificação com foto (físico ou digital), como RG, CNH, passaporte, Identidade Digital ou e-Título, desde que acessados em aplicativos oficiais. Também é obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.
Embora não seja requisito, o ministério recomenda levar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), disponível no portal da FGV, para agilizar a entrada e facilitar a localização da sala.
Objetos proibidos
Aparelhos eletrônicos (celulares, notebooks, tablets, fones, calculadoras, relógios digitais ou analógicos);
- Óculos escuros, bonés, gorros e chapéus;
- Lápis, lapiseiras, borrachas e corretivo líquido;
- Cigarros, bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas.
Esses itens, caso sejam levados, deverão ser guardados em envelope lacrado fornecido pela organização e só poderão ser retirados após o término da prova. O descumprimento das regras resulta em eliminação imediata.
Alimentos e bebidas
Será permitido levar alimentos de consumo rápido e bebidas, desde que em embalagens transparentes e sem rótulos. O objetivo é evitar fraudes e manter a padronização.
Horários de prova e fechamento dos portões
O fechamento dos portões será pontual às 12h30 (horário de Brasília). Quem chegar após 20esse horário não poderá entrar.
- Acre, Tabatinga (AM) e Alto Solimões: 10h30 (hora local)
- Amazonas (Manaus), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: 11h30 (hora local)
- Demais estados: 12h30 (horário de Brasília)
- Fernando de Noronha: 13h30 (hora local)
As provas de nível superior serão realizadas das 13h às 18h, enquanto as de nível intermediário vão das 13h às 16h30.
Regras durante a aplicação
- O candidato só poderá sair da sala após duas horas do início da prova;
- As três últimas pessoas devem deixar a sala juntas, assinando a ata de registro;
- O caderno de questões só poderá ser levado na última hora de aplicação.
Segurança reforçada
A aplicação será monitorada em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília. Além disso, os candidatos passarão por detecção de metais, coleta de impressões digitais e exame grafológico.
De acordo com o MGI, o objetivo é garantir total transparência e segurança. Fraudes, comunicação entre candidatos ou uso de materiais proibidos levarão à eliminação.
Cronograma oficial
Prova objetiva: 5/10/2025
Divulgação preliminar do gabarito: 6/10/2025
Recursos sobre gabarito: 7 e 8/10/2025
Divulgação de notas e convocação para discursiva: 12/11/2025
Prova discursiva: 7/12/2025
Nota preliminar da discursiva: 23/01/2026
Resultado definitivo: 18/02/2026
Listas de classificação e convocações: a partir de 20/02/2026
Todas as informações oficiais podem ser consultadas no portal da FGV (conhecimento.fgv.br/cpnu2) e na página do Concurso Público Nacional Unificado (gov.br/concursonacional).










