De acordo com levantamento diário publicado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil ultrapassou nesta segunda, 8, a marca de 700.000 casos de Covid-19, com 707.412 diagnósticos totais e 37.134 mortes em todo o período. O dado foi publicado pouco depois das 18h.

Nas últimas 24 horas foram registrados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, 15.654 novos casos e 679 novos óbitos. Ainda não há informações sobre pacientes recuperados.

O Conass lançou a plataforma neste domingo, 7 após uma série de problemas na divulgação de dados por parte do Ministério da Saúde. Desde quarta, 3, a pasta dificultou a atualização de informações com sucessivos atrasos (inicialmente, os números eram publicados todos os dias às 19h, mas passaram à sair às 22h) e suspensão do painel oficial sobre o avanço da doença (https://covid.saude.gov.br/). O site ficou fora do ar entre sexta e sábado e, quando retomado, estava totalmente descaracterizado. Faltavam dados sobre óbitos gerais, diagnósticos positivos em todo o período da pandemia, gráficos que apontavam o avanço diário, entre outras informações relevantes.

Além desses contratempos, a pasta da Saúde na noite do domingo, 7, divulgou dados divergentes sobre diagnósticos e mortes. Inicialmente, a pasta havia informado que 1.382 mortes e 12.581 casos de Covid-19 haviam sido registrados em 24 horas. Mais tarde, porém, afirmou que o número de óbitos era 524 e o de novos diagnósticos positivos era 18.912 nas últimas 24 horas. Na justificativa para o caso publicada nesta segunda-feira, 8, a pasta disse que alguns estados publicaram dados duplicados. (Veja.com)

Artigo anteriorLegião Vermelha realiza live de “Esquenta do Dia dos Namorados”
Próximo artigoBarroso diz que especialistas da saúde apoiam adiamento das eleições para novembro ou dezembro