Professores da rede pública municipal de ensino, que trabalham com crianças de até 5 anos, em sala de aula, participam do quarto encontro da formação “Currículo na Educação Infantil: Vivenciar, Comunicar e Registrar”, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM). A ação ocorre com educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de todas as zonas de Manaus até o final deste mês.

Os 1.144 educadores da modalidade já participaram de três encontros com temáticas, como: linguagem, tecnologias e recursos midiáticos na Educação Infantil; a música e artes plásticas e visuais como expansão da linguagem artística das crianças pequenas; e infância diferenciada étnico-racial e gênero.

Ontem (1°), iniciou o quarto encontro com a temática “Infância e educação inclusiva” com a participação de aproximadamente 222 professores da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ Sul). Até o final do mês, o encontro atenderá os educadores de todas as divisões distritais da educação infantil, que trabalham da fase da pré-escola, na DDPM.

A coordenadora pedagógica do grupo de formação da Educação Infantil, da Gerência de Formação Continuada (GFC), Ellis Regina, disse que todo trabalho de formação tem embasamento teórico, fundamentado e legal dentro do que propõem as diretrizes curriculares da modalidade de ensino.

“A partir desse eixo que norteia todo fazer pedagógico do professor de Educação Infantil, o nosso trabalho também se baseia em trabalhar com uma formação que venha auxiliar o professor e que, a partir do que é proposto, o professor possam fazer novas reflexões e estudos. É importante que o educador possa melhorar essas atividades, para que o desenvolvimento e aprendizado da criança aconteçam de uma forma integral”, definiu.

A professora Ana Ester do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Humberto de Alencar Castelo Branco, zona Centro-Sul de Manaus, contou que a unidade possui 342 crianças matriculadas e que já teve oportunidade de desenvolver alguns dos temas estudados nos encontros anteriores com os alunos da unidade.

“A importância dessa formação de hoje é que vários professores que estão reunidos falam de suas experiências que são diferentes, mas ajudam a clarear ideias de como resolver as nossas dificuldades, as particularidades, pois não existe uma receita pronta. Nos ajudamos, fortalecemos e enriquecemos as práticas que podemos desenvolver com os nossos alunos”, comentou.

O Cmei Eliakin Rufino, no Bairro da União, conta com 196 alunos e teve a professora Ediana Santiago Barreto como participante da formação. De acordo com ela, com os encontros já foi possível promover mudanças significativas em sala de aula. Para ela, a temática da educação inclusiva tem um tom especial.

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