Foto: Divulgação Assessoria

Está prevista Cessão de Tempo, requerida pelo deputado Comandante Dan (Podemos) em favor do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, com data indicativa para a próxima quinta-feira (19), durante a sessão plenária ordinária do Legislativo Estadual. A pauta deverá ser a emergência ambiental e climática que o Amazonas passa, com foco nas queimadas.

Na opinião de Câmara, muito se fala das queimadas e da estiagem, o que é cidadão e necessário, mas ao mesmo tempo vejo muita coisa dita e veiculada sem comprovação de veracidade, o que acaba sendo ruim no momento. O deputado passou as duas primeiras semanas de outubro realizando Audiências Públicas da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa em 15 cidades do Médio e Alto Solimões. “Uma tragédia a olhos vistos, a floresta parece estar pegando fogo e, com pouco mais de mil bombeiros militares para todo o Amazonas, já se imagina que a grande maioria não tem qualquer tipo de representação daquela força de segurança; tínhamos 205 bombeiros militares em todo o interior até junho passado”, explicou. Câmara considera que até a destinação de emendas mais consistentes ao Corpo de Bombeiros por parte dos deputados estaduais passa por essa informação mais abalizada.

O Amazonas registrou este ano quedas significativas no número de focos de queimadas nos meses de agosto e setembro, em relação a 2022. Estranhamente outubro de 2023 mais que dobrou a quantidade de queimadas em relação ao ano anterior. O relatório do comitê de gestão de crise do Executivo Estadual atesta que, de 1° de janeiro a 14 de outubro de 2023, foram registrados na Região Metropolitana de Manaus 2 mil 474 focos de incêndio (14,03% do total) e Região Sul do Amazonas 9.683 focos (55,93%). “Precisamos ouvir a autoridade competente, o Corpo de Bombeiros, e saber o que houve para esse aumento, e o que dificulta o combate, considerando essa alta concentração; pessoalmente reputo o Coronel Muniz, o comandante daquela força, como um dos quadros mais competentes da segurança pública do Estado”, declarou Dan Câmara.

Projeto de Lei

Tramita em regime de urgência no Legislativo Estadual, o Projeto de Lei 860/2023, de autoria de Câmara, que Institui diretrizes de Prevenção, Pronta Resposta e Combate a Incêndios e de Ações Humanitárias em Catástrofes, e estabelece a criação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil. Ele também é o autor de outro projeto, já aprovado, que estabelece a instalação de sirenes de alerta sonoro em áreas de risco de deslizamento e alagação.

Com informações de: Assessoria de Comunicação

Artigo anteriorAssembleia Legislativa do Amazonas abre inscrições para o Prêmio Nestor Nascimento
Próximo artigoMarco temporal: Lula tem compromisso com povos indígenas, diz Padilha