O deputado Comandante Dan (Podemos) subiu à tribuna do Poder Legislativo Estadual, na quarta-feira (7/2), e direcionou ao governador Wilson Lima (UB) apelo para que o Poder Executivo conceda a data-base das forças de segurança pública estaduais. O parlamentar lembrou que é o quarto ano que policiais civis e militares e bombeiros militares não têm sua atualização salarial.

Câmara citou que o item segurança pública está no topo das necessidades da população, mas que a valorização dos agentes responsáveis pela aplacação da lei tem sido inversamente proporcional. O parlamentar enfatiza que, pela própria natureza da atividade e pelas regras hierárquicas que caracterizam as instituições policiais e militares, a mobilização massiva dos profissionais fica prejudicada.

“Não é porque eles não fazem barulho que não sentem na pele as mesmas necessidades de qualquer cidadão comum, no seu sustento e na manutenção de suas famílias”, avaliou.

O deputado falou ainda que sabe que o Estado trabalha com um orçamento que em 2023 foi superavitário, mas que a demandas são muitas. “Não estamos falando de reajuste, entretanto de reposição de perdas, que ao longo de quatro anos foram muitas”, explicou.

Apelo à população

Dan Câmara também fez um alerta ao expressivo aumento de casos de Covid-19, no Amazonas, no mês de janeiro. “Foram mais de mil ocorrências testadas. Imaginem então, a situação geral, considerando as pessoas que não se submeteram a um teste. O número corresponde a um crescimento da ordem de 600% em relação a dezembro de 2023”, lamentou.

O deputado apelou aos cidadãos que atualizem as carteiras vacinais. “Estamos às vésperas do período de Carnaval, o que pressupõe aglomeração e maior contágio. Vacinar é uma questão de compromisso com o coletivo e a cidadania”, assegurou.

Artigo anteriorPaquistão suspende internet móvel como ‘medida de segurança’ em dia de eleição
Próximo artigoJuiz manda prender delegado de Carauari que o denunciou de corrupção; corregedor do TJ instaura procedimento