José Luiz Datena criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) por ainda não ter se pronunciado após perder a reeleição para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para o apresentador do Brasil Urgente, somente o reconhecimento da derrota irá interromper a paralisação de caminhoneiros bolsonaristas em rodovias pelo país.
“Eu sempre defendi caminhoneiro, mas impedir o direito de ir e vir de um resultado já votado, tem que se reconhecer a derrota”, disse Datena na abertura do Brasil Urgente desta segunda-feira (31/10).
O apresentador ainda tentou reanimar Bolsonaro dizendo que ele não poderia se considerar perdedor em razão da expressiva votação no segundo turno, ainda que insuficiente para bater Lula.
“Nem é derrota, pois foi uma diferença de 2 milhões de votos, em um universo tão grande, ainda continua forte o presidente Jair Bolsonaro. Deveria reconhecer, seria muito legal quanto mais cedo ele fizesse isso, é importante que o país entre nos eixos, respeitar o princípio do contrário e vamos democraticamente, na gestão do presidente Lula, tentar recuperar o Brasil”, argumentou.
Durante a conversa com Catia Fonseca, a titular do programa Melhor da Tarde falou sobre a possibilidade de Bolsonaro reconhecer a derrota às 19h desta segunda. Datena voltou a criticar a demora do presidente.
“Eu acho que ele devia ter feito antes, já para entrarmos em um ritmo de tranquilidade. Não há por que você entrar em choque com um país divido do jeito que está, em uma crise internacional que estamos enfrentando, e uma crise nacional”, reforçou.