Os integrantes do grêmio estudantil Voz Ativa, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, localizado no bairro Compensa 3, zona oeste de Manaus, estão vivenciado a experiência de se trabalhar em uma redação jornalística. Isso porque, desde o último mês de junho, o grupo põe em prática o Jornal APB: um folhetim semanal que tem como objetivo divulgar à comunidade escolar as atividades e eventos desenvolvidos na unidade de ensino ao longo do ano.

Atualmente, o projeto já conta com duas edições – disponíveis no Instagram oficial do grêmio (@gremio.estudantil.aureabraga) – e desenvolve matérias dentro de diversas editorias, como Esporte, Educação, Cultura e Entretenimento, para citar algumas. Por seus realizadores se preocuparem com o meio ambiente, o Jornal APB possui somente formato digital.

Assim como qualquer redação jornalística, o projeto conta com uma equipe de editores e redatores, que utilizam a tecnologia como aliada, estreitando a interação entre a escola e a sociedade. Todo o material produzido pelos alunos é supervisionado pela professora de Língua Portuguesa e idealizadora do jornal, Ana Paula Farias, e pela gestora do Ceti, Eliana Nascimento de Almeida.

Editor-chefe do projeto e presidente do grêmio estudantil Voz Ativa, Daniel Pablo Vasconcelos acredita que a atividade está servindo como um laboratório para os estudantes. “Está sendo uma experiência incrível. Buscar informações da escola, criar edições, publicar o jornal e ver o reconhecimento da comunidade escolar têm sido muito gratificante para nós”, completou Daniel.

Ele conta que, apesar de trabalhoso, o Jornal APB não interfere na rotina escolar, pois é desenvolvido depois da aula. “A atividade está sendo muito importante para o rendimento escolar, porque incentiva a leitura, a escrita e a busca por informações”, afirmou.

Criadora do projeto, Ana Paula revela que começou a trabalhar a ideia do jornal há um ano – mas que apenas agora conseguiu colocá-lo em prática. “Ano passado fui responsável por outras atividades e uma ideia como a do Jornal APB requer tempo e dedicação”, explicou.

A educadora admite que idealizou o projeto com dois objetivos em mente: envolver os alunos em ações que desenvolvessem a escrita e a leitura e divulgar para a comunidade as atividades que aconteciam no Ceti. “O engajamento dos estudantes está sendo muito produtivo. Eles estão realmente se dedicando em fazer o melhor e o retorno da comunidade escolar tem sido super positivo”, elogiou Ana Paula.

Além de Daniel e Ana Paula, a equipe do Jornal APB conta, ainda, com Helena da Silva Rodrigues (redatora) e Rafael Luiz Tiúba de Jesus Sales (redator).

Importância – Para a gestora Eliana Nascimento de Almeida, o Jornal APB desempenha um papel fundamental dentro do Ceti Áurea Pinheiro Braga. “Ele funciona como um portal de informação para os alunos, professores e toda a comunidade escolar. Desta forma, todos têm acesso as nossas atividades, sejam elas culturais, esportivas ou sociais, e conhecem, também, um pouco dos projetos que o Ceti desenvolve”, frisou Eliana.

Ela ressalta, ainda, que o projeto serve para mostrar que a escola está aberta a ideias inovadoras. “Com isso, queremos mostrar que apoiamos iniciativas como essa, que contribuem tanto para o desenvolvimento da aprendizagem quanto para a formação dos nossos estudantes”, finalizou.

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