
O que começou como uma provocação política virou motivo de criatividade e bom humor nas redes sociais. O estudante de Direito Luan Oliveira, indígena da etnia Baré e morador de São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, transformou o apelido “cara de capivara”, utilizado pelo vereador e deputado federal eleito Sargento Salazar (PL) contra o senador Omar Aziz (PSD), em um mascote ilustrado com inteligência artificial que ganhou repercussão entre internautas.
A criação de Luan Oliveira agradou ao administrador da página Conhecer São Gabriel da Cachoeira, no Instagram, que reúne mais de 18 mil seguidores. Ele decidiu compartilhar a ilustração bem-humorada como forma de responder à provocação de maneira descontraída. Em vez de reproduzir as ofensas, o estudante apresentou uma capivara estilizada com o rosto do senador Omar Aziz, uma das mãos abertas, exibindo cinco dedos, e, na outra, uma bandeira com o número 55, utilizado pelo candidato na disputa pelo Governo do Amazonas.
A publicação foi acompanhada da legenda “O Amazonas quer OMAR 5️⃣5️⃣”, numa referência à candidatura do senador no segundo turno das eleições de 2026, disputado contra a empresária Professora Maria do Carmo (PL).
Em conversa com o Fato Amazônico, Luan resumiu a ideia por trás da criação com uma expressão popular.
“De um limão fiz uma limonada”, afirmou o jovem.
A iniciativa chamou atenção pela maneira como o estudante transformou uma expressão depreciativa em uma ilustração bem-humorada, dando à discussão política um tom diferente daquele adotado no vídeo que motivou a postagem.
Internautas lembram mascotes que marcaram campanhas eleitorais no Amazonas
A criação de Luan também despertou lembranças de personagens e símbolos utilizados em campanhas políticas no Amazonas ao longo das últimas décadas.
Entre os comentários, Higino Queiroz recordou figuras associadas a antigos governadores, como o boto de Gilberto Mestrinho, a abelha com capacete de obras de Amazonino Mendes e o papagaio de Eduardo Braga.
“Vamos recordar as vitórias, o Gilberto Mestrinho foi o boto e o leme, o Amazonino foi a abelha com capacete de obra, o Eduardo Braga foi o papagaio e agora com xeque mate nosso governador Omar com a CAPIOMAR OU OMARCAPI”, escreveu Higino.
O corretor de imóveis Dario Magalhães também comentou a criatividade da publicação.
“Da capivara se faz um lindo mascote… Tá de parabéns o marketing”, afirmou.
As manifestações mostram como a ilustração criada pelo jovem passou a ser associada, entre os participantes da conversa, à tradição de utilizar animais e personagens populares na comunicação política amazonense.
Marcelo Ramos compartilha publicação e elogia reação bem-humorada
A repercussão chegou ao ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), que curtiu e compartilhou a criação de Luan Oliveira.
Na publicação, Ramos também comentou o apelido utilizado contra Omar Aziz e destacou a possibilidade de responder a provocações com humor.
“Eu não sei vocês, mas eu acho a capivara um bicho bonitinho! Vou de @omaraziz.am 55 e @lulaoficial 13! Umbora? O que para eles é desrespeito e molecagem a gente transforma em alegria e bom humor”, escreveu o ex-parlamentar.
O compartilhamento ampliou a circulação da imagem para além dos seguidores da página Conhecer São Gabriel da Cachoeira, levando a criação do jovem indígena ao debate político estadual.
Além do ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), quem também compartilhou a criação de Luan Oliveira foi o deputado estadual reeleito Rozenha (PSD). Em sua página no Instagram, onde reúne mais de 200 mil seguidores, o parlamentar publicou a imagem do mascote e agradeceu, em tom de ironia, à oposição pelo apelido utilizado contra o senador Omar Aziz.
“Gratidão, oposição. Precisávamos muito de um bichinho bonitinho pra alegrar ainda mais nossa campanha. Volta Omar 55”, escreveu Rozenha na legenda da publicação.
Entenda como começou a polêmica da capivara
A criação de Luan Oliveira surgiu após um vídeo publicado na quinta-feira (8) pelo vereador de Manaus e deputado federal eleito Sargento Salazar (PL).
Na gravação, Salazar criticou as alianças políticas firmadas por Omar Aziz para o segundo turno das eleições e utilizou a expressão “cara de capivara” para se referir ao senador.
“Tu te decide, cara de capivara. Uma hora tu tá de mal, outra hora tu tá de bem com os caras. Tu te decide, que a população tá só de olho”, declarou o parlamentar.
Salazar também questionou a aproximação de grupos políticos que haviam disputado o primeiro turno em campos diferentes, classificando as alianças como uma reorganização de forças que já integravam o poder.
O vereador foi eleito deputado federal pelo PL com 212.948 votos, tornando-se o candidato mais votado para a Câmara dos Deputados no Amazonas em 2026.
A expressão utilizada por Salazar já havia aparecido em um evento político relacionado ao ex-prefeito David Almeida (Avante), quando uma pessoa na plateia fez referência ao senador utilizando o mesmo apelido.
Criatividade do Alto Rio Negro ganha espaço no debate estadual
Mais do que a repercussão de uma provocação eleitoral, a história chama atenção para o protagonismo de um jovem indígena do interior do Amazonas no ambiente digital.
Morador de São Gabriel da Cachoeira, município localizado na região do Alto Rio Negro, Luan Oliveira utiliza sua página para produzir e compartilhar conteúdos nas redes sociais.
Desta vez, a inteligência artificial serviu como ferramenta para transformar uma expressão originalmente utilizada em tom de crítica em uma peça de humor político.
A criação também ganhou espaço em um momento em que a imagem da capivara passou a circular em publicações relacionadas à campanha de Omar Aziz.
Com a chamada “CapiOmar” ou “OmarCapi”, sugerida nos comentários, a publicação despertou lembranças de antigos símbolos eleitorais e mostrou como uma manifestação criativa nascida no interior pode alcançar o debate político de todo o Amazonas.
Para Luan, a explicação continua sendo simples e bem-humorada: “De um limão fiz uma limonada.”







