Uma onda de indignação tomou conta neste sábado (13) das redes sociais após a polêmica fala do cantor Rodriguinho no Big Brother Brasil 24 (BBB24) na sexta-feira, na qual debochou do boi-bumbá durante uma conversa sobre a participante Isabelle Nogueira. A declaração do cantor provocou reações imediatas de diversos músicos, incluindo Ivo Meirelles, e gerou uma campanha de apoio a Isabelle nas redes.

A polêmica ganhou ainda mais visibilidade quando diversos músicos se manifestaram contra as declarações de Rodriguinho. Nas redes sociais, o público iniciou uma campanha utilizando a hashtag #EuSouBoiBumba, que rapidamente se tornou um dos tópicos mais comentados no Brasil.

O cantor, compositor e instrumentista, Ivo Meirelles foi um dos primeiros a expressar sua reprovação, destacando a importância cultural do boi-bumbá no Amazonas. Ele enfatizou que, mesmo não sendo natural da região, respeita e ama essa manifestação folclórica, comparando-a a outras expressões culturais como o samba e o maracatu.

“Debochar do boi-bumbá é debochar do Brasil. A Isabelle que tá lá é cunhã poranga do Boi Garantido. Portanto, ela tem que dançar boi-bumbá, a cultura dela. Como se tivesse uma sambista lá, ia dançar o samba o tempo todo”, declarou Ivo Meirelles.

A indignação se estendeu a outros artistas, como o baixista Rodrigo Santos, ex-Barão Vermelho, que comentou: “Eu vi também. Deboche geral, gargalhadas etc. Muito triste, lamentável. Parabéns pelo posicionamento, Ivo”.

O cantor David Assayag, reconhecido no Festival de Parintins, também expressou apoio: “Valeu, Ivo. É isso aí”.

Mesmo a participante Isabelle, envolvida diretamente na polêmica, teve seu perfil nas redes sociais os administradores publicando uma mensagem em defesa do boi-bumbá. “O Boi-Bumbá é uma das manifestações folclóricas mais ricas em detalhes. Mexe com o imaginário das pessoas, envolvendo-as em um universo estético amplo por meio da dança e um sentimento inexplicável. Essa festa representa um resgate da história local, marcada pelas desigualdades sociais”.

A discussão ganhou proporções significativas, colocando em pauta a importância de respeitar e valorizar as diversas manifestações culturais presentes no Brasil, enquanto os telespectadores continuam acompanhando o desdobramento dessa polêmica no “BBB 24”.

Artigo anteriorMeliponicultores do Amazonas têm até 2025 para regularizarem planteis
Próximo artigoSTF Decide: Tribunais de Contas podem condenar governadores e prefeitos sem necessidade de aprovação legislativa