Foto: Aguilar Abecassis

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou o Projeto de Lei 1000/2023 com o objetivo de estabelecer a Política Estadual para garantir, proteger e ampliar os direitos das pessoas com Apraxia de Fala na Infância (AFI) e seus familiares. Essa iniciativa visa superar as significativas barreiras que esses indivíduos enfrentam para alcançar pleno acesso à educação, saúde e lazer.

A Apraxia de Fala na Infância é um transtorno neurológico que afeta o planejamento e a programação dos movimentos necessários à produção dos sons da fala. Além de comprometer a fala, a AFI pode ter impactos ao longo de toda a vida da criança. Diagnosticar a apraxia de fala na infância é desafiador devido à sua relação com outros transtornos do neurodesenvolvimento, muitas vezes confundidos com atrasos na aquisição de linguagem, autismo e atrasos globais do desenvolvimento.

“Uma criança que é diagnosticada com apraxia de fala na infância precisa se sentir acolhida, receber tratamento específico e multidisciplinar por uma equipe devidamente capacitada, além de contar com a participação da família no processo terapêutico, que também é fundamental”, destaca Mayra Dias.

A deputada enfatiza ainda que todas as instituições de ensino devem oferecer condições eficazes de inclusão social aos alunos e seguir as medidas estabelecidas pelos dispositivos legais pertinentes.

Artigo anteriorMPF reafirma legalidade de todas as decisões do órgão como a que suspendeu o processo de licenciamento de exploração mineral em Autazes
Próximo artigoPrefeitura de Manaus realiza primeiro encontro para debater políticas públicas para a população em situação de rua