Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) manifestaram preocupação com os rumos da economia do Estado, na Sessão virtual da quinta-feira (26).

Nos discursos voltados para os impactos do Covid-19, na vida econômica da população, em especial a mais carente, os parlamentares reforçaram a necessidade de união entre todos os órgãos e entidades públicas e privadas.

O presidente da Assembleia, deputado Josué Neto, reafirmou o seu apoio às ações econômicas do Governo Federal. “O importante é encontrar o equilíbrio entre a pandemia e a economia, este é o nosso desafio. O carro-chefe deste Governo é a economia, que vinha crescendo nos últimos meses, assim como a nossa Zona Franca, mas com a crise trazida com a quarentena necessária para enfrentamento à pandemia, podemos ter aumento da violência e risco de saques”, apontou.

Os deputados Augusto Ferraz (DEM) e Felipe Souza (Patriota) concordaram com Josué Neto, destacando que é preciso preparar o Estado para o enfrentamento da doença.

Para Serafim Corrêa (PSB) o momento é de busca de soluções. “Há necessidade de seguirmos os protocolos que o mundo inteiro está seguindo, uns com mais êxito, outros com menos. Não é hora de brigas, é hora de superarmos essa fase”, afirmou.

Da mesma forma, Fausto Junior (PV) insistiu na união de forças para superar a crise, destacando a iniciativa do Estado, que vai liberar cerca de R$ 40 milhões através da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para socorrer as pequenas e microempresas.

Ainda sobre Coronavírus, a deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP), que é presidente da Comissão de Saúde na Aleam, anunciou a confecção de máscaras N95 e outros equipamentos de proteção individual (EPI’s) em até sete dias para uso dos profissionais de saúde.

Alessandra Campêlo (MDB) disse que recebeu um pedido da Câmara de Parintins para que a Assembleia intermediasse o envio de EPI’s para o município. Alessandra também elogiou a atuação do Estado, que deve dobrar a capacidade de UTI aérea para remoção dos pacientes mais graves do interior para tratamento em Manaus.

Já os deputados Belarmino Lins (PP) e Therezinha Ruiz (PSDB) parabenizaram a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) pela transmissão das aulas da rede pública de ensino pela TV aberta.

Artigo anteriorMayara Pinheiro destaca importância do FTI no combate ao Covid-19 no interior do Amazonas
Próximo artigoSantos avalia ajustes no programa de sócios em meio ao coronavírus