Os servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Pública do Iranduba que trabalham na coleta do lixo da cidade (expostos a riscos e as doenças) estão trabalhando sem as mínimas condições exigidas pela legislação trabalhista, uma delas os chamados Equipamento de Proteção Individual (EPIs – luvas, avental, mascara, botas, óculos, abafador de ruídos).

A reportagem do Fato Amazônico, flagrou ontem à tarde os trabalhadores juntando lixo nas ruas do município sem fardamento da prefeitura, sem luvas e apenas de botas, uma das exigências para o serviço, mas que não deixam de expor a saúde e a vida do trabalhador.

Os trabalhadores com pás nas mãos empurravam o lixo para dentro da pá de uma retroescavadeira que depois de cheia jogava dentre de uma caçamba, de cor azul, que acompanhava o serviço, até certo ponto braçal dos servidores da limpeza pública.

Pelo flagra da reportagem o prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, ainda não entendeu que o uso dos EPIs, é para garantir saúde e segurança do trabalhador da coleta de lixo que está exposto a ricos e doenças em seu trabalho do dia a dia.


O prefeito Xinaik Medeiros, tem mostrado o descaso com a coleta do lixo em Iranduba

De acordo com os moradores do município é normal encontrar em vários pontos da cidade os servidores da coleta pública trabalhando sem as mínimas condições de segurança e higiene.

“Ficamos até com pena dos trabalhadores que expõe suas vidas recolhendo o lixo dessa maneira sem as mínimas condições exigidas. Esses estavam de botas, mas tem servidores que a bota já rasgou e trabalham de sandálias nos pés”, disse um morador, afirmando que na cidade existe apenas um carro coletor e que boa parte do lixo é recolhido em caçambas.

Os moradores informaram que até o lixo da feira do município é recolhido de caçamba as vezes quando o carro coletor apresenta problemas e garantiram os servidores que fazem o recolhimento desse lixo não usam EPI.

A reportagem do Fato Amazônico entrou em contato com a Prefeitura de Iranduba pelo telefone (92) 3367-1188 para ouvir o prefeito Xinaik Medeiros a respeito do porque os trabalhadores da coleta do lixo estão trabalhando sem EPIs, mas as ligações não foram atendidas.

Artigo anteriorEm depoimento da Delegacia do Menor Infrator PMs afirmam que adolescente disparou contra a guarnição no Coroado
Próximo artigoTécnico em informática é preso vendendo droga sintética com condomínio de luxo