
A direção da Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul foi afastada após a fuga de três detentos e a divulgação incorreta da identidade de dois deles. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social.
A fuga aconteceu no último sábado (23).
Presos tiveram nomes divulgados errados
Inicialmente, a unidade prisional divulgou incorretamente os nomes de dois foragidos.
Segundo a secretaria, apenas o nome de Edilson dos Santos havia sido informado corretamente no primeiro comunicado.
Após auditoria interna, os outros dois presos foram identificados corretamente como:
- Fábio Voytylaki
- Victor Goedert
Secretaria abriu investigação
Em nota, a Sejuri classificou o episódio como uma “ocorrência grave” e informou que foi instaurado um inquérito para apurar responsabilidades e possíveis falhas operacionais.
A apuração conta com acompanhamento da Corregedoria-Geral da secretaria.
Segundo o comunicado, durante os levantamentos iniciais foram identificadas divergências nas informações repassadas sobre os detentos que fugiram, o que levou à ampliação dos procedimentos de conferência e recontagem interna.
Direção e chefia de segurança afastadas
Como medida preventiva, a direção da penitenciária e a chefia de segurança da unidade foram afastadas até a conclusão das investigações.
A secretaria afirmou que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para garantir transparência, segurança pública e correta apuração dos fatos.
Até o momento, não há informações sobre a recaptura dos detentos.







