Bi Garcia destaca conquistas em Parintins e propõe descentralização da saúde no Amazonas (Foto: Divulgação)

Em entrevista ao podcast Política Sem Filtro, apresentado pela jornalista Karla Costa, o ex-prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), defendeu mudanças estruturais no sistema de saúde pública do Amazonas, com foco na descentralização dos serviços e na valorização das cidades do interior. O bate-papo foi transmitido nesta quinta-feira (5), diretamente de Manaus.

Com uma carreira política que inclui quatro mandatos como prefeito de Parintins, além de passagens como vereador, vice-prefeito, presidente da Câmara Municipal e deputado estadual, Bi Garcia contou que não planejava ingressar na vida pública. “Foi algo que aconteceu naturalmente. Recebi o convite de lideranças e aceitei o desafio”, relatou.

Durante a conversa, o ex-prefeito elencou conquistas obtidas durante sua administração, como a melhoria nos indicadores de saúde e educação em Parintins. Segundo ele, o município hoje conta com uma das melhores estruturas médicas do interior do estado, com 71 médicos atuando na rede pública — sendo 35 deles especialistas. “Na educação, conseguimos formar alunos que saem direto do ensino médio para cursos de medicina em universidades pelo Brasil”, destacou.

Na área cultural, Bi Garcia mencionou a lei que fixou o Festival de Parintins no último fim de semana de junho, o que, segundo ele, impulsionou o turismo e atraiu maior investimento privado.

“O festival voltou a crescer e hoje há até disputa entre patrocinadores. Isso fortalece a cultura e a economia local”, disse. Ele também reconheceu o apoio dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), além do deputado federal Saullo Vianna (União), para garantir recursos federais a Parintins.

Crítico da atual política de repasses do Governo do Amazonas aos municípios, Bi classificou como injusta a proposta de distribuir apenas R$ 183 milhões aos municípios em um orçamento estadual de R$ 4 bilhões destinado à saúde. “Enquanto a capital tem acesso à rede privada, o interior depende exclusivamente do SUS. Isso é desproporcional”, protestou.

Ele propôs a instalação de hospitais de alta complexidade em cidades-polo como forma de desafogar o sistema em Manaus e garantir atendimento digno à população interiorana. “Não se trata de dividir problemas, mas de repartir soluções”, afirmou.

O ex-prefeito também aproveitou para elogiar a atuação parlamentar da esposa, a deputada estadual Mayra Dias (Avante), que segundo ele já aprovou mais de 50 leis em seu primeiro mandato e tem forte presença em Parintins e outros municípios. Mayra deverá disputar a reeleição em 2026.

Ao falar sobre o cenário político local, Bi elogiou a atual administração do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, afirmando que ambos estão dando continuidade às transformações iniciadas em seus governos anteriores. Sobre 2026, adiantou que mantém conversas com os senadores Omar Aziz e Eduardo Braga e deve se alinhar ao grupo político “Amazonas Forte de Novo” na próxima eleição.

Artigo anteriorJornada para a COP 30 vai levar vozes do Amazonas para maior evento climático do planeta
Próximo artigoNa estreia de Ancelotti, Brasil segue jogando mal e empata com Equador