Foto: Marfram Vieira / Idam

No dia 31 de março, Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital) completa 42 anos e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a prefeitura do município, promove durante esta semana, uma série de ações direcionadas aos produtores rurais locais. As atividades iniciaram nesta terça-feira com a 1ª Vitrine Tecnológica da Agricultura Familiar de Rio Preto da Eva.

A 1ª Vitrine Tecnológica da Agricultura Familiar de Rio Preto da Eva que acontece Sítio Casa do Poeta, no Ramal do Baixo Rio, reuniu mais de 250 agricultores familiares do município, conhecido como o maior produtor de citros (laranja e limão) do estado e que também é destaque na piscicultura e nas produções de café e banana.

As informações sobre as culturas foram repassadas aos produtores por meio de 10 estações com variados temas, onde serão apresentadas tecnologias de fácil acesso e baixo custo a serem utilizadas na agricultura familiar. “Esse é um trabalho para os produtores rurais, uma iniciativa voltada à disseminação de conhecimento, de acesso a novas tecnologias aplicadas nas culturas desenvolvidas e, também, de captação de informações”, disse o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

Na ocasião, Alvino acrescentou, ainda, que o Governo do Amazonas não tem medido esforços para fortalecer a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos trabalhadores. “Esse é o compromisso do governador Wilson Lima com o agro, responsável pelo emprego e renda de milhares de amazonenses. Então, temos buscado parcerias, como a estabelecida com a Prefeitura de Rio preto da Eva, para fortalecer esse trabalho que vai beneficiar gerações”, completou.

Sobre a troca de conhecimentos durante a vitrine tecnológica, a engenheira agrônoma da Gerência de Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica (Geapo), Caroline Rabelo, explica que durante as apresentações foram abordadas técnicas e práticas de fácil preparo e uso para os agricultores familiares, que poderão aplicá-las nas produções locais.

“Essas práticas poderão contribuir para a produção de alimentos saudáveis e nutritivos, pois eliminam o uso de agrotóxicos e potencializam os processos biológicos dos solos e contribuem para a sustentabilidade dos cultivos”, destacou Caroline.

As apresentações realizadas nas estações foram realizadas por especialistas do Idam, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e por agricultores familiares local.

Programação

Além da 1ª Vitrine Tecnológica da Agricultura Familiar realizada nesta terça-feira, na quarta-feira (27/10), as atividades serão voltadas aos criadores de abelha sem ferrão, com o “Dia da Apicultura e da Meliponicultura”. São esperados para a ação, pelo menos 10 meliponicultores do município.

A programação técnica encerra na quinta-feira (28/3), com a participação do Idam no “Dia de Campo da Piscicultura”, promovido pela Prefeitura de Rio Preto da Eva. No evento, a Gerência de Apoio à Pesca e Aquicultura (Geape) do instituto contará com uma estação, na qual os técnicos irão compartilhar conhecimentos sobre utilização de probióticos, prebióticos e simbióticos na piscicultura.

Artigo anteriorSine Amazonas divulga 210 vagas de emprego para esta quarta-feira
Próximo artigoGoverno do Amazonas indeniza últimos imóveis próximo ao Rapidão Rodoanel para andamento da obra