Os moradores de Parintins, no Baixo Amazonas, terão de fazer o uso obrigatório de máscara de proteção contra o novo coronavírus a partir desta segunda-feira (13). Medida foi instituída por meio de decreto nº 027/2020-PGMP, assinado pelo prefeito Bi Garcia tem validade até 30 de junho.

A utilização desses equipamentos, sejam eles cirúrgicos ou artesanais, nas ruas e espaços públicos do município e privados para o desenvolvimento de qualquer atividade. Até o momento, Parintins possui 11 confirmações da Covid-19.

O decreto municipal segue o posicionamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o uso de máscaras um instrumento essencial para diminuir o contágio em massa do coronavírus.

Conforme estabelecido pela determinação municipal, é obrigatório o uso de máscaras nas ruas, estabelecimentos considerados essenciais (supermercados, mercados, farmácias, padarias e outros), estabelecimentos que tiverem as atividades liberadas, repartições públicas e privadas. Além disso, torna-se obrigatório o uso de máscaras para taxistas, mototaxistas, condutores de triciclos ou qualquer tipo de transporte compartilhado.

O decreto 027 também institui normas para estabelecimentos e repartições em funcionamento. Dentre elas, cita-se a intensificação da higienização do ambiente, disponibilização de álcool em gel 70% para os usuários, disponibilização de informações sobre procedimentos de higienização e uso de equipamentos de proteção individual pelos colaboradores.

Se houver o descumprimento do decreto, o cidadão ou estabelecimento podem sofrer sanções administrativas e até mesmo detenção por parte das autoridades policiais.

Artigo anteriorFilha de Isaac Tayah, recuperada da Covid-19, diz à revista Época que rapidez de contágio surpreendeu médicos da rede
Próximo artigoA pedido de Bolsonaro, Exército já fez 2,2 milhões de comprimidos de cloroquina e vai ampliar produção